Pular para o conteúdo principal

Fernando Diniz inaugura a era da demissão por streaming


Fernando Dinz, agora ex-técnico do Cruzeiro.                                      Foto: Site do Cruzeiro/Reprodução


Artigo de Paulo Matuck


Streaming. Essa palavrinha da língua inglesa foi incorporada, como tantas outras, à língua portuguesa.

Especialmente para os cinéfilos e fanáticos por esportes.

Com muitas partidas fora da TV Aberta, que parece caminhar para obsolescência, virou a salvação para acompanhar os jogos.

Uma solução mais cara e ineficiente. Porém, é o que tem para hoje.

Quem assina o serviço já passou momentos de raiva quando o vizinho do andar de cima comemorou o gol mais cedo.

Ficou irritado quando recebeu a notificação do gol assinalado, de que o lance estava sobre análise do VAR (Árbitro de Vídeo) e foi anulado enquanto assistia placidamente uma insossa troca de passes no setor defensivo.

É a insustentável lerdeza da tecnologia.

Pedro Lourenço, dono do Cruzeiro.                                            Foto: Site do Cruzeiro/Reprodução


Aceitar ou não o processo é irrelevante. Ele vai se tornando dominante. Agora, chegou até à demissão de treinadores. No Cruzeiro, Fernando Diniz protagonizou a primeira demissão via streaming.

Demissão começou em dezembro e terminou em janeiro


No começo de dezembro do ano passado, a imprensa mineira anunciou a queda do técnico.  Ele sentiu o golpe. Mesmo sem ser informado pela diretoria do Cruzeiro, protestou contra a forma com que foi tratado.

Aí, o streaming travou. Só voltou a rodar na segunda-feira, 27 de janeiro, quando os cartolas cruzeirenses formalizaram a dispensa do treinador.

Embora nunca tenha sido confirmado, Diniz seria mandado embora em dezembro. Porém, o fato de a notícia ter sido vazada, o dono do Cruzeiro, o empresário Pedro Lourenço, deu um passo para trás. Resolveu manter o treinador.

Técnicos humilhados são especialidade da casa


Claramente uma manobra para dizer: “Aqui mando eu”. Não foi a primeira vez que isso aconteceu. O antecessor de Diniz, Fernando Seabra, foi submetido a um constrangimento ao ouvir, em um daqueles áudios vazados sem querer querendo no WhatsApp, que o dirigente estava descontente com suas escalações. Colocou o rabo entre as pernas e começou a acionar os atletas que o chefe desejava.
 
Estilo semelhante ao de Renato Gaúcho, o técnico mais cotado para ocupar a vaga aberta com a saída de Diniz. O ex-treinador do Grêmio já trabalhou em um clube que tinha um dono, ainda que extra oficial.

No  Fluminense, patrocinado pela Unimed, seguia letra por letra a cartilha de Celso de Barros, comandante da empresa de saúde. Não será diferente com Pedro Lourenço.

Renato Gaúcho, ex-técnico do Grêmio e o mais cotado para assumir o Cruzeiro

Alguém pode ter pena de Fernando Diniz. Não há motivo para isso.

Ele já conhecia o estilo do dono do Cruzeiro e aceitou o cargo. Para isso, exigiu um contrato até o final de 2025. Assim, passará o ano recebendo dois salários.

Além do pagamento do clube mineiro, ainda receberá dinheiro do Fluminense, do qual foi demitido quando também tinha contrato até o final de 2025.

Outros poderão achar que o Cruzeiro terá um prejuízo. Também não é motivo de preocupação. Afinal, o já não é um clube associativo. Caberá ao dono tirar dinheiro do bolso para acertar as contas.

Quem deve mesmo pagar o pato por essa trapalhada é o consumidor da rede de supermercados que tem Pedro Lourenço como proprietário. O dinheiro terá que sair de algum lugar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

BRASILEIRÃO 2025: Os líderes na classificação do Campeonato Brasileiro de pontos corridos

   O São Paulo é o time com mais pontos conquistados no Brasileirão desde 2003. Foto: Site do São Paulo/Reprodução 2003. O ano foi um ponto de virada no futebol nacional. Após mais de três décadas mudando, a cada ano, o regulamento do Brasileirão, o torneio adotou o sistema de pontos corridos. O formato mais popular das ligas nacionais pelo mundo afora foi mantido desde então.  A única mudança nesse período foi em relação ao número de participantes. Em 2003, eram 24. Com mais rebaixamentos que acessos, o número caiu para 20 em 2006. Não mudou mais. Considerando-se as intervenções da justiça esportiva com punições de perda de pontos, veja abaixo como é a classificação do Campeonato Brasileiro deste 2003 até 2024 somados todos os jogos. P Time PTC PTS J V E D GP GC APR % 1 São Paulo 22 1383 856 381 237 237 1216 922 53,9 2 Flamengo 22 1349 856 374 231 251 1230 1004 52,5 3 Internacional 21 1286 818 357 213 248 1095 889 52,4 4 Corinthians 21 1265 818 341 240 237 1053...

Repis Cidadão: Quem tem direito e como sacar o dinheiro do PIS

        Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com O dia 28 de cada mês costuma ser uma agonia. Afinal, o dinheiro do pagamento acabou e o mês insiste em continuar. Fevereiro é, ao menos a cada três em quatro anos, uma exceção. Dessa vez, março também pode ter um alívio antes que o salário caia na conta em abril. No próximo dia 28, uma sexta-feira, o governo federal começará a liberar os recursos ainda existentes no falecido Fundo Pis/Pasep , extinto em 2020. Os pagamentos prosseguirão até janeiro do próximo ano. O benefício, contudo, não é para todos. Veja a seguir se você tem direito a colocar mais uns trocados no bolso e como fazer isso. Repis Cidadão: site do governo mostra quem tem direito ao benefício Repis Cidadão é uma plataforma online lançada pelo Ministério da Fazenda do Brasil para facilitar o acesso e o saque de valores remanescentes do extinto Fundo PIS/PASEP. Esse fundo acumulava recursos destinados a trabalhadore...