Pular para o conteúdo principal

Campeonato mais desinteressante do Brasil se recusa a morrer


  


Artigo de Paulo Matuck

Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas. Passaram dessa para melhor.


No atestado de óbito, as razões eram claras. Desinteresse do público, escassez de datas e, principalmente, baixa arrecadação com venda dos direitos de transmissão pela TV.

Esse item, que é a principal fonte de receita dos clubes no Brasil, foi determinante para o sepultamento.


Nordestão cai no gosto do torcedor e ganha importância


A Copa do Nordeste sobreviveu. E muito bem. Virou o principal torneio regional do país.

Isso teve seu custo. Os Estaduais da região, que já não eram dos mais populares, perderam ainda mais espaço.



Quando uma rodada da Lampions League se aproxima, praticamente todos os treinadores não têm nenhuma dúvida em colocar reservas nos jogos dos estaduais.

Regional do Norte e Centro-Oeste é disputado clandestinamente

Não foi o único torneio regional a manter-se vivo. A Copa Verde também segue viva, ainda que respire por aparelhos.

Não sabia disso? Não se preocupe. Quase ninguém sabe. A competição que reúne clubes da região Centro-Oeste e Norte é praticamente clandestina.

Ninguém se importa com ela.

Especialmente as emissoras de TV. É a única competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que não teve seus direitos de transmissão negociados.

Estamos falando de uma entidade que vende tudo. Até competições sub-20.

Nem em seu site a CBF dá grande destaque para a rodada da Copa Verde              Foto:Reprodução

Remando contra a Mará, a Copa Verde tem nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o início de sua segunda fase, o estágio de oitavas de final.

A disputa começou a ser realizada em 2014. Jamais empolgou. Porém, a edição 2025 parece ser a que menos atrai atenção em toda a história.

Mesmo no site da CBF, aparece apenas como uma menção na primeira manchete, que tem como tema a segunda rodada da fase de classificação da Copa do Nordeste.

O texto sobre a Copa Verde é relativamente curto. Sequer faz uma análise dos participantes e explica a fórmula de disputa

Torneio tem 24 participantes

A versão 2025 da Copa Verde começou com 24 clubes. Eles são determinados a partir dos critérios técnicos estabelecidos pela CBF. São considerados o desempenho nos estaduais e a posição no Ranking Nacional de Clubes da entidade.

Na primeira fase, o estágio de 16 avos de final, ficaram pelo caminho Operário-MS, Trem, Independência, União Araguainense, Humaitá, GAS, Vitória e Ceilândia.

Sobreviveram Luverdense, São Raimundo-RR, Águia de Marabá, União Rondonópolis, Porto Velho, Tocantinópolis, Rio Branco-ES e Capital.

Nas oitavas de final, eles se juntam a times pré-classificados para o segundo estágio. São eles; Paysandu, Amazonas, Brasiliense, Goiás, Remo, Aparecidense, Manaus e Luverdense.




Se o torneio não é interessante, ao menos é curto. As duas primeiras fases são disputadas em jogo único. A partir das quartas de final, são realizadas partidas de ida e volta.

A caminhada até o título leva oito partidas. Sete, se o vencedor for um dos times pré-classificados para as oitavas de final.

Programação das oitavas de final


Os jogos previstos para as oitavas de final são:


Terça-feira, 4 de fevereiro
  • 17h (horário de Brasília) - Aparecidense x União Rondonópolis
  • 19h30 - Vila Nova x Luverdense
Quarta-feira, 5 de fevereiro
  • 20h - Paysandu x Porto Velho
  • 21h - Amazonas x Tocantinópolis
Quinta-feira, 6 de fevereiro
  • 16h - Brasiliense x Capital
  • 19h30 - Goiás x Rio Branco-ES
  • 20h - Remo x São Raimundo-RR
  • 21h - Manaus x Águia de Marabá

Competição termina em abril

Se a Confederação Brasileira de Futebol seguir o calendário pré-determinado, o que poderia ser considerado uma façanha diante da gigantesca desorganização da entidade, a versão 2025 da Copa Verde será concluída em abril.

As datas previstas são essas:

  • Quartas de final: 12 e 19 de fevereiro
  • Semifinais: 5 e 19 de março
  • Final: 9 e 23 de abril 

    O Paysandu é o maior papa-taças da Copa Verde.                             Foto: Site da CBF/Reprodução

Papão é o maior colecionador de taças

O Paysandu, que venceu a versão 2024 da Copa Verde, é o maior detentor de títulos da competição. Foram quatro (2016, 2018 e 2022 foram os outros). Além de quatro vices.

O Cuiabá é o único outro time que ganhou mais de uma vez. Levantou a taça em 2015 e 2019. Luverdense (2021), Brasiliense (2020), Goiás (2023), Brasília (2014) ergueram o troféu em uma ocasião.


S
iga o blog nas redes sociais















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...