Pular para o conteúdo principal

Brasileirão 2025: Botafogo - Um erro justifica o outro

       
  
O Botafogo foi eliminado na primeira fase do Cariocão.                  Foto: Site do Botafogo/Reprodução




Artigo de Paulo Matuck


O Botafogo cometeu em 2024 um grave erro de planejamento. Demitiu o técnico Tiago Nunes em fevereiro e ficou sem comando até o começo de abril.

Só então acertou com Arthur Jorge. O português foi um sucesso de público e crítica.

Levou o Fogão ao inédito título da Copa Libertadores da América e, de quebra, voltou a faturar o Brasileirão, algo que não acontecia desde 1995.

Foi o terceiro título do Brasileirão, sendo o primeiro o desde a adoção do sistema de pontos corridos.


Novela se repete em 2025

Arthur Jorge, contudo, optou por não permanecer no cargo. Aceitou proposta financeiramente superior. Já no começo de dezembro do ano passado o clube sabia que isso aconteceria.

Mesmo assim, demorou para encontrar um substituto. No processo de contratação, recebeu uma série de respostas negativas.

Só no final de fevereiro fechou com Renato Paiva, português que já teve uma experiência no Brasil. Deixou o Bahia após ser chamado de burro pela torcida.

Para justificar a demora, John Textor, dono do clube, usou como exemplo o que aconteceu no ano passado. Considerando o início de temporada um período inútil, disse que não havia necessidade de contratar um técnico mais cedo.

Atitude na qual deixou nas entrelinhas a sensação de acreditar que um erro justifica o outro.



Botafogo

Site

https://botafogo.com.br/

Seguidores nas redes sociais

7,6 milhões

Desempenho no Brasileirão desde 2003

Número de participações:

19

Pontuação

1.010

Aproveitamento

45,9%

Pontuação média

53

Melhor campanha

Média de gols marcados por jogo

1,3

Média de gols sofridos por jogo

1,2

Técnico

Renato Paiva

Jogadores que chegaram

Léo Linck (goleiro, Athletico Paranaense), David Ricardo (zagueiro, Ceará), Jair Cunha (zagueiro, Santos), Wendel (meia, Zenit), Santiago Rodríguez (meia, New York City-Estados Unidos), Artur (atacante, Zenit-Rússia), Rwan Cruz (atacante, Ludogorets-Bulgária), Nathan Fernandes (atacante, Grêmio) e Elias Manoel (atacante Real Salt Lake-Estados Unidos) 

Jogadores que saíram

Gatito Fernández (goleiro, Cerro Porteño-Paraguai), Rafael (lateral-direito, aposentou-se), Adryelson (zagueiro, Lyon-França), Pablo(zagueiro, Flamengo), Marçal (lateral-esquerdo, sem clube), Hugo (lateral-esquerdo, Vitória), Tchê Tchê (meia, Vasco), Óscar Romero (meia, Internacional), Eduardo (meia, Cruzeiro), Thiago Almada (meia, Lyon), Carlos Alberto (atacante, Sport), Tiquinho Soares (atacante, Santos), Júnior Santos (atacante, Atlético-MG), Luiz Henrique (atacante, Zenit-Rússia).

Tática padrão

Ainda desconhecida, uma vez que o técnico Renato não estreou.

Time base

Incerto

Posição no ranking da CBF 

Siga o blog nas redes sociais








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santos x São Paulo - Campeonato Paulista - 1/2/2025 - Onde assistir, análise completa e palpite selecionado

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com No dia seguinte à chegada de Neymar, o Peixe tem um duro teste pela frente. Buscando recuperação no Paulistão 2025, irá encarar o São Paulo O clássico envolvendo Santos e São Paulo deste sábado, 1º de fevereiro , será como nenhum outro. Afinal, a maior atração da partida estará nas arquibancadas. A expectativa é de que Neymar, em seu retorno ao Peixe , vá assistir o duelo pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista versão 2025. A batalha terá como cenário o estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro , em Santos. Com início marcado para 20h30 (horário de Brasília) , apenas torcedores do Peixe estão autorizados a entrar no estádio.   Santos O anúncio da contratação e a chegada de Neymar foram mais que suficientes para desviar as atenções dos torcedores santistas do fraco início do Paulistão 2025. Em sua partida de estreia, o Santos até passou pelo Mirassol. Marcou 2 a 1. Poré...

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

São José x Internacional - Campeonato Gaúcho - 28/1/2025 - Onde assistir e palpite express

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Partida pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho versão 2025 será disputada em campo neutro O Internacional se livrou se encarar o gramado sintético de qualidade duvidosa do estádio Fracisco Novelleto Netto. O local foi vetado pela Federação Gaúcha de Futebol após o conflito entre torcidas do São José e do Pelotas. Isso levou o São José a escolher o estádio do Vale, em Novo Hamburgo (distante aproximadamente 44 quilômetros de Porto Alegre, sede das duas equipes), para receber o encontro desta terça-feira, 28 de janeiro, pela terceira rodada da edição 2025 do Gauchão. Onde assistir a São José x Internacional O confronto envolvendo São José e Internacional pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho 2025 será exibido por Sportv (canal por assinatura) e Premiere (sistema pague para ver).                           ...