![]() |
Estreante na Série A, o Mirassol tem o elenco mais barato do Brasileirão. Foto: Site do Mirassol/Reprodução |
Artigo de Paulo Matuck
Dez bilhões em ação, salve o Brasileirão.
Com o aumento do valor recebido com a venda dos direitos de transmissão pela TV do Campeonato Brasileiro e o crescimento do faturamento com patrocínios, seja na camisa, seja nas placas nos estádios, impulsionado pelo apetite das casas de apostas em busca dos fãs de futebol, os clubes da Série A partiram agressivamente em busca de reforços.
O Palmeiras quebrou um recorde. Pagou um pouco mais de 25 milhões de euros (algo em torno de R$ 160 milhões) para adquirir o atacante Vitor Roque, ex-Athletico Paranaense, que fracassou em sua passagem por Barcelona e Bétis, ambos da Espanha.
Com isso, o Verdão passou a ser dono do elenco mais valioso do Brasileirão 2025. É seguido de perto pelo Flamengo. A partir daí, a diferença de custo dos plantéis passa a ser mais significativa até chegar ao Mirassol, dono do time mais barato da Série A.
![]() |
Com a chegada de Vitor Roque, o Palmeiras de Leila Pereira passou a ter o elenco mais valioso do Brasil. Foto: Site do Palmeiras/Reprodução |
Valores são medidos por site especializado
A determinação do valor de cada um dos atletas que irão atuar no Brasileirão é feita a pelo site Transfermkt, especializado em transações esportivas.
O ranking foi atualizado ao final da primeira janela de transferências do futebol nacional, em 29 de fevereiro. Dessa vez, mais duas janelas serão abertas ao longo da temporada.
Copa do Mundo de Clubes abre nova chance para contratações
Uma delas poderá ser aproveitada somente pelos times que irão participar do primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol), que será realizado entre os meses de junho e julho.
Essa janela foi aberta de forma excepcional justamente devido ao novo Mundial. No Brasil, poderá ser aproveitada por Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
Esse trio e todos os demais clubes da Série A poderão inscrever novos jogadores também entre 10 de julho e 2 de setembro. Isso abre a oportunidades para que o valor dos elencos seja ainda mais alto.
No momento, todos os elencos somados apresentam um custo de R$ 10,6 bilhões.
Número, naturalmente, que não é um retrato exato. Afinal, o valor para a contratação de um atletas é determinado pela oferta e procura e só pode ser conhecido, de fato, quando uma negociação é concluída.
Porém, ainda que considerando critérios subjetivos, o ranking de Transfermkt é o melhor disponível. Ele ficou assim:
Comentários
Postar um comentário