Pular para o conteúdo principal

Brasileirão 2025: Fluminense - Em busca da tranquilidade

        
O Tricolor começou 2025 ficando com o vice do Cariocão.            Foto: Site do Fluminense/Reprodução

Artigo de Paulo Matuck


Em 2024, o Fluminense viveu seu grande momento de glória. Pela primeira vez em sua centenária história, faturou o título da Copa Libertadores da América.

Em 2025, flertou com o desastre. Eliminado precocemente da Libertadores em sua tentativa de chegar ao bicampeonato e fora da Copa do Brasil sendo derrotado pelo modesto Juventude, viveu momentos de agonia no Brasileirão.

Com Fernando Diniz, o técnico do título continental, patinou. Ficou na zona de rebaixamento. Situação que levou à mudança de comando.

Mano Menezes ocupou o lugar. Em uma trajetória tortuosa, evitou a queda. Como prêmio, teve seu contrato renovado.

Conservadorismo é marca de Mano Menezes

O técnico gaúcho pode receber uma série de rótulos. Ousado certamente não é um deles.

Conservador ao extremo, dá ênfase ao sistema defensivo. Dessa maneira, o Fluminense encontrou dificuldades no começo de sua participação do Campeonato Carioca.

Só foi se classificar para as semifinais na última jornada da Taça Guanabara. Foi à final. Parou no Flamengo. Perdeu o primeiro jogo por 2 a 1. No segundo, não saiu do empate sem gols. 

Na partida, faltou coragem de se lançar à frente. A superioridade técnica do rubro-negro, que teve grandes chances para marcar, certamente pesou na estratégia traçada por Mano Menezes.

Técnico prefere o pássaro na mão 

Em vez de se lançar ao ataque na busca pela vitória e correr o risco de ser goleado, o técnico optou pela segurança. Foi assim em toda sua carreira. 

Seu lema bem poderia ser o ditado "melhor um pássaro na mão do que dois voando".

No Brasileirão, não fará diferente. Assim, o torcedor do Fluminense pode esperar por um ano sem maiores ambições. Com Mano Menezes, o meio da tabela de classificação parece ser o limite.


Fluminense

Site

https://www.fluminense.com.br/site/

Seguidores nas redes sociais

7 milhões

Desempenho no Brasileirão desde 2003

Número de participações:

22

Pontuação

1.227

Aproveitamento

47,8%

Pontuação média

56

Melhor campanha

Média de gols marcados por jogo

1,3

Média de gols sofridos por jogo

1,25

Técnico

Mano Menezes

Jogadores que chegaram

Marcelon Pitaluga (goleiro, Liverpool-Inglaterra), Juan Freytez (zagueiro, Alianza Lima-Peru), Renê (lateral-esquerdo Internacional), Hércules (meia, Fortaleza), Otávio (meia, Atlético-MG), Rubén Lezcano (meia, Libertad-Paraguai), Paulo Baya (atacante, Primavera-SP), Joaquín Lavega (atacante, River Plate-Uruguai), Agustín Canobbio (atacante, Athletico Paranaense) e Everaldo (atacante, Bahia).

Jogadores que saíram

Felipe Alves (goleiro, Noroeste), Felipe Melo  (zagueiro, aposentou-se), Antônio Carlos (zagueiro, Sport), Diogo Barbosa (lateral-esquerdo, Fortaleza), Esquerdinha (lateral-esquerdo, Queens Park Rangers-Inglaterra), Gabriel Pires (meia, Panserraikos, Grécia), David Terans (meia, Peñarol-Uruguai), Marquinhos (atacante, Cruzeiro), Isaac (atacante, Athletico Paranaense), John Kennedy (atacante, Pachuca-México) e Kauã Elias (atacante, Shakhtar Donetsk-Ucrânia). 

Tática padrão

4-2-3-1

Time base

Fábio; Samuel Xavier; Ignacio, Thiago Silva e Fuentes; Martinelli e Otávio; Serna (Paulo Henrique Ganso), Arias e Canobbio; Cano.

Posição no ranking da CBF 

Siga o blog nas redes sociais








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...