O já complicado calendário brasileiro ganhou mais um obstáculo a partir de 2025.
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) fará a estreia de um novo formado no Campeonato Mundial de Clubes.
Inicialmente, ele era restrito aos vencedores das ligas continentais de América do Sul e Europa. No começo, disputado em jogos e ida e volta. Depois, em partida única. Não era um grande incômodo na agenda.
Mais tarde, ganhou uma versão ampliada, com sete clubes. Os seis vencedores das competições continentais e o representante do país sede.
Então, começou a dar alguma dor de cabeça para ser encaixado na agenda. Nada, entretanto, próximo do que promoverá a nova versão da competição.
Agora, o processo de ampliação e, naturalmente, da oportunidade de colocar mais dinheiro no bolso, deu um salto gigantesco. Terá 32 times.
Ou seja, a Copa do Mundo passou a ser realizada a cada dois anos. Em uma edição, com seleções. Na outra, com clubes.
De quebra, a cada quatro anos, as competições continentais de seleções precisam ser inseridas. No caso brasileiro, existe a necessidade de abrir espaço para a Copa América.
Assim, a partir de agora, a parada do Brasileirão não será uma anomalia, mas uma constante.
Para 2025, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) antecipou o início do torneio. Até o ano passado, a largada era dada em abril.
Agora, a bola começa a rolar no Brasileirão já em março.
O encerramento, que era feito no começo de dezembro, foi retardado. O torneio será encerrado no dia 21 do último mês do ano, pouco antes do Natal.
A primeira parte do Brasileirão seguirá até junho. Então, o torneio será suspenso para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. O Mundial, que terá os Estados Unidos como sede, começará em 14 de junho e seguirá até 13 de julho.
Esse período de férias de um mês será uma novidade no Brasil. Na América do Sul, entretanto, é bastante comum. Muitas ligas nacionais do continente fazem um intervalo. Há, todavia, uma diferença.
Em boa parte dos países sul-americanos, a regra divide o campeonato nacional em duas partes: o Torneio Apertura e o Torneio Clausura (Abertura e Encerramento).
Na prática, um torneio é encerrado e, após a paralisação, outro começa.
No Brasil, isso não acontecerá. O Brasileirão terá 12 rodadas antes da parada. No retorno das férias, mais 26.







Comentários
Postar um comentário