Pular para o conteúdo principal

BRASILEIRÃO 2025: A pontuação para título, vaga na Libertadores, na Sula e escapar do rebaixamento

    
Os quatro mais bem colocados no Brasileirão ganham vaga na Libertadores.  Foto: Site da Conmebol/Reprodução


Previsibilidade.

Essa é a grande característica dos campeonatos que recorrem ao formato de pontos corridos.

A fórmula foi traçada visando premiar o melhor time, a equipe mais bem estruturada dentro e fora de campo, aquela que investe mais e trabalha bem.

As zebras são reservadas para as copas.

O aprendizado desde 2003, quando o sistema foi implantado no Campeonato Brasileiro, não é suficiente para indicar, com tanta antecedência, quem será o vencedor do Brasileirão.

Contudo, pode mostrar qual a pontuação exigida para ser campeão, conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América ou na Copa Sul-Americana, ou mesmo evitar o rebaixamento.


Para isso, nem vamos utilizar todo o período do Brasileirão de pontos corridos. Como nos primeiros o número de clube passou por ajustes, o melhor é analisar a partir de 2006, quando 20 clubes passaram a integrar a Série A.

A fórmula e o número de times não foram modificados desde então.

Quantos pontos são necessários para conquistar o Brasileirão?

Não é raro para responder essa pergunta que as pessoas vejam a pontuação do campeão. Esse, no entanto, não é o procedimento correto.

Para dar a volta olímpica ao final do torneio, não é preciso somar 200, 300 ou 400 pontos. Basta um ponto mais que o segundo colocado.

Desde 2006, o melhor entre os vice-campeões acumulou 74 pontos.

O pior entre os segundos colocados nesse período chegou aos 62 pontos.

Na média, o vice-campeão ficou na casa de 69 pontos.

Então, quem tiver ambição de levar a taça para sua galeria pode mirar em 70 pontos ou um pouco mais como margem de segurança.

Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense está na Sula em 2025. Foto: Site da Conmebol/Reprodução

Quantos pontos são necessários para

 obter um lugar na Libertadores?

Nesse caso, é preciso dividir o cálculo em duas partes. Afinal, o Brasileirão tem seis vagas no torneio continental. Porém, elas são de qualidades diferentes.

Os quatro primeiros vão diretamente para a fase de grupos. Quinto e sexto colocados também podem chegar lá, mas, antes, precisarão superar as eliminatórias.

Para conquistar a vaga Premium, digamos assim, é preciso de algo em torno de 62 pontos. A média obtida pelo quinto colocado é de 61 pontos.


O teto e o piso dessa categoria são, respectivamente, 65 pontos e 57 pontos. 

Para a vaga básica, a meta, naturalmente, é mais baixa. O sétimo colocado do Brasileirão desde 2006 apresentou média de 57 pontos. O piso foi de 53 pontos e o teto de 61. 

Diante desse cenário, é preciso alcançar ao menos 58 pontos para ter boas chances de ficar no G6.

Quantos pontos são necessários para

 obter um lugar na Copa Sul-Americana?

O Brasileirão conduz para a Sula os times que terminam a disputa entre o sétimo e o décimo segundo lugares. Dessa forma, a nota de corte é estabelecida pelo décimo terceiro colocado.

Em média, o décimo terceiro classificado no Campeonato Brasileiro, acumula 48 pontos. O pico desde 2006 foi de 53 pontos. O teto de 44 pontos

Chegar aos 49 pontos significa ter uma grande possibilidade de contar com agenda internacional na temporada seguinte. 

Quantos pontos são necessários para

 evitar o rebaixamento para a Série B?

 
Entra ano, sai ano, a briga contra o rebaixamento é aquela que mais coloca os matemáticos em ação. Entre eles, é praticamente consenso que 45 pontos garantem o time na divisão de elite do Brasileirão. 

É um cálculo com grande margem de segurança, embora a história mostre que já houve time rebaixado com 45 pontos. Isso, entretanto, aconteceu somente uma vez.

A média do décimo sétimo colocado, o primeiro clube na região da degola, é de 42 pontos. A menor nota de corte desse critério foi de 36 pontos.

Número de vagas pode mudar ao final da temporada

Os cálculos em relação às vagas em competições internacionais consideram a distribuição dos lugares antes do início do torneio. São 12 vagas para 20 candidatos (60%).

Entretanto, esse número pode aumentar dependendo do vencedor da Copa do Brasil e das edições 2025 da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana.

Existe a possibilidade de que até o décimo quinto colocado (75%), no melhor dos cenários, tenha um torneio continental para disputar no ano seguinte.

Siga o blog nas redes sociais













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santos x São Paulo - Campeonato Paulista - 1/2/2025 - Onde assistir, análise completa e palpite selecionado

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com No dia seguinte à chegada de Neymar, o Peixe tem um duro teste pela frente. Buscando recuperação no Paulistão 2025, irá encarar o São Paulo O clássico envolvendo Santos e São Paulo deste sábado, 1º de fevereiro , será como nenhum outro. Afinal, a maior atração da partida estará nas arquibancadas. A expectativa é de que Neymar, em seu retorno ao Peixe , vá assistir o duelo pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista versão 2025. A batalha terá como cenário o estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro , em Santos. Com início marcado para 20h30 (horário de Brasília) , apenas torcedores do Peixe estão autorizados a entrar no estádio.   Santos O anúncio da contratação e a chegada de Neymar foram mais que suficientes para desviar as atenções dos torcedores santistas do fraco início do Paulistão 2025. Em sua partida de estreia, o Santos até passou pelo Mirassol. Marcou 2 a 1. Poré...

São José x Internacional - Campeonato Gaúcho - 28/1/2025 - Onde assistir e palpite express

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Partida pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho versão 2025 será disputada em campo neutro O Internacional se livrou se encarar o gramado sintético de qualidade duvidosa do estádio Fracisco Novelleto Netto. O local foi vetado pela Federação Gaúcha de Futebol após o conflito entre torcidas do São José e do Pelotas. Isso levou o São José a escolher o estádio do Vale, em Novo Hamburgo (distante aproximadamente 44 quilômetros de Porto Alegre, sede das duas equipes), para receber o encontro desta terça-feira, 28 de janeiro, pela terceira rodada da edição 2025 do Gauchão. Onde assistir a São José x Internacional O confronto envolvendo São José e Internacional pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho 2025 será exibido por Sportv (canal por assinatura) e Premiere (sistema pague para ver).                           ...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...