Pular para o conteúdo principal

BRASILEIRÃO 2025: A pontuação para título, vaga na Libertadores, na Sula e escapar do rebaixamento

    
Os quatro mais bem colocados no Brasileirão ganham vaga na Libertadores.  Foto: Site da Conmebol/Reprodução


Previsibilidade.

Essa é a grande característica dos campeonatos que recorrem ao formato de pontos corridos.

A fórmula foi traçada visando premiar o melhor time, a equipe mais bem estruturada dentro e fora de campo, aquela que investe mais e trabalha bem.

As zebras são reservadas para as copas.

O aprendizado desde 2003, quando o sistema foi implantado no Campeonato Brasileiro, não é suficiente para indicar, com tanta antecedência, quem será o vencedor do Brasileirão.

Contudo, pode mostrar qual a pontuação exigida para ser campeão, conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América ou na Copa Sul-Americana, ou mesmo evitar o rebaixamento.


Para isso, nem vamos utilizar todo o período do Brasileirão de pontos corridos. Como nos primeiros o número de clube passou por ajustes, o melhor é analisar a partir de 2006, quando 20 clubes passaram a integrar a Série A.

A fórmula e o número de times não foram modificados desde então.

Quantos pontos são necessários para conquistar o Brasileirão?

Não é raro para responder essa pergunta que as pessoas vejam a pontuação do campeão. Esse, no entanto, não é o procedimento correto.

Para dar a volta olímpica ao final do torneio, não é preciso somar 200, 300 ou 400 pontos. Basta um ponto mais que o segundo colocado.

Desde 2006, o melhor entre os vice-campeões acumulou 74 pontos.

O pior entre os segundos colocados nesse período chegou aos 62 pontos.

Na média, o vice-campeão ficou na casa de 69 pontos.

Então, quem tiver ambição de levar a taça para sua galeria pode mirar em 70 pontos ou um pouco mais como margem de segurança.

Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense está na Sula em 2025. Foto: Site da Conmebol/Reprodução

Quantos pontos são necessários para

 obter um lugar na Libertadores?

Nesse caso, é preciso dividir o cálculo em duas partes. Afinal, o Brasileirão tem seis vagas no torneio continental. Porém, elas são de qualidades diferentes.

Os quatro primeiros vão diretamente para a fase de grupos. Quinto e sexto colocados também podem chegar lá, mas, antes, precisarão superar as eliminatórias.

Para conquistar a vaga Premium, digamos assim, é preciso de algo em torno de 62 pontos. A média obtida pelo quinto colocado é de 61 pontos.


O teto e o piso dessa categoria são, respectivamente, 65 pontos e 57 pontos. 

Para a vaga básica, a meta, naturalmente, é mais baixa. O sétimo colocado do Brasileirão desde 2006 apresentou média de 57 pontos. O piso foi de 53 pontos e o teto de 61. 

Diante desse cenário, é preciso alcançar ao menos 58 pontos para ter boas chances de ficar no G6.

Quantos pontos são necessários para

 obter um lugar na Copa Sul-Americana?

O Brasileirão conduz para a Sula os times que terminam a disputa entre o sétimo e o décimo segundo lugares. Dessa forma, a nota de corte é estabelecida pelo décimo terceiro colocado.

Em média, o décimo terceiro classificado no Campeonato Brasileiro, acumula 48 pontos. O pico desde 2006 foi de 53 pontos. O teto de 44 pontos

Chegar aos 49 pontos significa ter uma grande possibilidade de contar com agenda internacional na temporada seguinte. 

Quantos pontos são necessários para

 evitar o rebaixamento para a Série B?

 
Entra ano, sai ano, a briga contra o rebaixamento é aquela que mais coloca os matemáticos em ação. Entre eles, é praticamente consenso que 45 pontos garantem o time na divisão de elite do Brasileirão. 

É um cálculo com grande margem de segurança, embora a história mostre que já houve time rebaixado com 45 pontos. Isso, entretanto, aconteceu somente uma vez.

A média do décimo sétimo colocado, o primeiro clube na região da degola, é de 42 pontos. A menor nota de corte desse critério foi de 36 pontos.

Número de vagas pode mudar ao final da temporada

Os cálculos em relação às vagas em competições internacionais consideram a distribuição dos lugares antes do início do torneio. São 12 vagas para 20 candidatos (60%).

Entretanto, esse número pode aumentar dependendo do vencedor da Copa do Brasil e das edições 2025 da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana.

Existe a possibilidade de que até o décimo quinto colocado (75%), no melhor dos cenários, tenha um torneio continental para disputar no ano seguinte.

Siga o blog nas redes sociais













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...