Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo 2026: Quem já garantiu vaga no Mundial de Estados Unidos, México e Canadá

       
  
Ao derrota Bahrein, a seleção do Japão foi a primeira a garantir, via eliminatórias, um lugar no Mundial de 2026. Foto: Site da Federação Japonesa/Reprodução


Artigo de Paulo Matuck


Em busca de mais dinheiro, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) tratou de facilitar a vida das seleções que buscam um lugar na Copa do Mundo.

O Mundial de 2026, que terá sua sede compartilhada entre Estados Unidos, México e Canadá, será o primeiro a contar com 48 participantes.  Até 2022, quando a Copa do Mundo foi realizada no Catar, eram 32.

A nova divisão de vagas ficou assim:

  • Ásia - oito seleções
  • África - nove seleções
  • Américas do Norte e Central - seis vagas
  • América do Sul - seis vagas
  • Oceania - uma vaga
  • Europa - 16 vagas
As outras duas vagas serão disputadas na repescagem mundial, apelidada pela Fifa de playoffs.

Eliminatórias da América do Sul são as mais fáceis

O milagre da multiplicação das vagas tornou as eliminatórias da América do Sul uma moleza.

É mais fácil se classificar para o Mundial de 2026 do que ser eliminado. Das dez seleções, seis garantem vaga direta no torneio após 18 rodadas (ida e volta).

A sétima colocada também poderá chegar lá. No entanto, precisará passar pela repescagem mundial. Somente as três piores serão eliminadas.

A competição está em meio à décima terceira rodada. Na quinta-feira, 20 de março, foram três jogos:

  • Peru 3 x 1 Bolívia
  • Brasil x 2 1 Colômbia
  • Paraguai 1 x 0 Chile

Para a sexta-feira, 21 de março, a agenda da jornada será completada com mais duas partidas:

  • 18h (horário de Brasília) - Equador x Venezuela
  • 20h30 - Uruguai x Argentina

A disputa pelas vagas está praticamente definida. Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Equador e Colômbia podem se considerar classificadas para o Mundial de 2026.

A briga é mesmo pela sétima posição e a chance de tentar um lugar na repescagem. Esse sonho é compartilhado por Bolívia (13 pontos), Venezuela (12), Peru (10) e o lanterna Chile (9).

Países-sede abocanham vagas nas  Américas do Norte e Central

Embora seis vagas tenham sido destinadas aos melhores times no processo seletivo das Américas do Norte e Central, metade delas já têm dono.

Estados Unidos, México e Canadá, como países-sede, ficaram com os lugares. Assim, os demais times terão que lutar pelas três vagas que restam, além da chance de classificação via repescagem.

Dos 32 participantes, dois caíram na etapa preliminar. 

Agora, as eliminatórias estão em sua segunda fase. Nela, os 30 times sobreviventes foram divididos sem seis grupos. Serão dez rodadas para levar os dois melhores de cada chave para a etapa decisiva.

As duas primeiras rodadas foram disputadas em junho do ano passado. A disputa será retoma em junho próximo.

Na terceira fase, os 12 times classificados serão divididos em três chaves. Após turno e returno, o campeão de cada grupo terá direito a um lugar no Mundial. Os dois melhores na comparação entre os segundos colocados irá para a repescagem.

Japão é a primeira seleção classificada via eliminatórias

A primeira seleção classificada via eliminatórias foi a do Japão, que na quinta-feira, 20 de fevereiro bateu Bahein, por 2 a 0, em jogo pela terceira fase da disputa da Ásia.

As 18 seleções sobreviventes foram divididas em três grupos. São dez rodadas (ida e volta). Ao final, os dois melhores de cada chave terão lugar na Copa do Mundo de Estados Unidos, México e Canadá.

Terceiro e quatro colocados de cada grupo irão disputar a quarta fase para determinar os dois últimos classificados e quem irá para a repescagem mundial.

Faltando três jornadas para o final, os japoneses, com 19 pontos (seis vitórias e um empate), ou terminarão na liderança ou na segunda colocação do grupo C. Na chave, a briga pela segunda posição está entre Austrália (10 pontos) e Arábia Saudita (nove). Indonésia, Bahrein e China, todos com seis pontos, ficaram para três.

No grupo A, Irã e Uzbequistão dispararam na frente. Podem garantir a classificação já na próxima jornada, marcada para terça-feira, 25 de março. No grupo B, a briga pelas duas vagas é um pouco mais acirrada. Envolve Coreia do Sul (15 pontos), Jordânia e Iraque (12 pontos cada).

As seis equipes que seguirem para a quarta etapa serão divididas em dois grupos. Serão mais quatro rodadas em sistema de ida e volta. Cada vencedor de chave também terá um lugar na Copa do Mundo.

Os segundos colocados disputarão um mata-mata na repescagem local para que o vencedor possa seguir para a repescagem mundial.

África tem seleções divididas em nove grupos

As eliminatórias africanas seguem em seu estágio inicial. 

As 54 seleções inscritas foram divididas em nove grupos. Cada um deles deveria ter seis times. Entretanto, com a desistência da Eritreia pouco antes de começar a disputa, a chave E ficou com cinco equipes.

Serão jogos de ida e volta. O campeão de cada grupo terá assegurado um lugar no Mundial de Estados Unidos, México e Canadá.

No momento, as vagas estão nas mãos de Egito, Sudão, Benin, Cabo Verde, Marrocos, Gabão, Moçambique, Tunísia e Madagáscar. O torneio, entretanto, está na metade. Faltam cinco das dez rodadas a serem disputadas.

Os quatro melhores entre os segundos colocados irão disputar os playoffs (semifinais e final, em jogo único), para determinar a equipe que avançará para a repescagem mundial podendo ser a décima seleção africana na Copa do Mundo de 2026.

Saída da Austrália escancarou 

caminho para Nova Zelândia na Oceania


Geograficamente na Oceania, a Austrália optou, já há algum tempo, por disputar as eliminatórias asiáticas. Naturalmente um caminho mais tortuoso, porém, a intenção era elevar o nível técnico dos australianos.

Funcionou. Desde que estão na batalha de vaga da Ásia, os australianos sempre chegaram ao Mundial. Na Oceania, que até a Copa do Mundo de 2022 não tinha vaga garantida no torneio, dominavam, mas o campeão precisava passar pela repescagem. Aí, as coisas se complicavam.

Agora, o continente ganhou uma vaga direta no torneio que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. Isso deixou escancarado o caminho para que a Nova Zelândia, a maior força da região, consiga a classificação.

O torneio está na terceira fase. As semifinais já foram realizadas definindo os finalistas. Nova Caledônia e Nova Zelândia, que vão se enfrentar na próxima segunda-feira, 24 de março, brigam para saber
quem ficará com a vaga direta e quem irá para a repescagem.

Europa é a mais atrasada nas eliminatórias

Com a Liga das Nações para disputar, a Europa foi ao limite do calendário para colocar suas eliminatórias em campo. Elas só vão começar em setembro próximo.

Das 55 seleções do continente, 54 poderão participar. A Rússia, devido ao conflito com a Ucrânia, segue suspensa.

Na etapa inicial, foram divididas em 12 grupos. Seis deles com quatro equipes. Os demais, com cinco. Vão se enfrenar em turno e returno. Os campeões irão ao Mundial.

Os 12 segundos colocados se juntarão aos quatro melhores times do ranking da Liga das Nações. Disputarão, em jogos de ida e volta as quatro vagas restantes. A Europa não manda representante para a repescagem mundial.

Repescagem mundial conta com seis equipes

Dois times das Américas do Norte e Central, um da América do Sul, um da Ásia, um da África e um da Oceania terão uma segunda chance de ir para a Copa do Mundo de 2026. Irão disputar os playoffs, a repescagem Mundial.

Dessas seleções, as duas melhores no ranking da Fifa irão diretamente para as finais. As outras quatro precisarão passar pelas semifinais antes. 

Siga o blog nas redes sociais








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santos x São Paulo - Campeonato Paulista - 1/2/2025 - Onde assistir, análise completa e palpite selecionado

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com No dia seguinte à chegada de Neymar, o Peixe tem um duro teste pela frente. Buscando recuperação no Paulistão 2025, irá encarar o São Paulo O clássico envolvendo Santos e São Paulo deste sábado, 1º de fevereiro , será como nenhum outro. Afinal, a maior atração da partida estará nas arquibancadas. A expectativa é de que Neymar, em seu retorno ao Peixe , vá assistir o duelo pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista versão 2025. A batalha terá como cenário o estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro , em Santos. Com início marcado para 20h30 (horário de Brasília) , apenas torcedores do Peixe estão autorizados a entrar no estádio.   Santos O anúncio da contratação e a chegada de Neymar foram mais que suficientes para desviar as atenções dos torcedores santistas do fraco início do Paulistão 2025. Em sua partida de estreia, o Santos até passou pelo Mirassol. Marcou 2 a 1. Poré...

São José x Internacional - Campeonato Gaúcho - 28/1/2025 - Onde assistir e palpite express

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Partida pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho versão 2025 será disputada em campo neutro O Internacional se livrou se encarar o gramado sintético de qualidade duvidosa do estádio Fracisco Novelleto Netto. O local foi vetado pela Federação Gaúcha de Futebol após o conflito entre torcidas do São José e do Pelotas. Isso levou o São José a escolher o estádio do Vale, em Novo Hamburgo (distante aproximadamente 44 quilômetros de Porto Alegre, sede das duas equipes), para receber o encontro desta terça-feira, 28 de janeiro, pela terceira rodada da edição 2025 do Gauchão. Onde assistir a São José x Internacional O confronto envolvendo São José e Internacional pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho 2025 será exibido por Sportv (canal por assinatura) e Premiere (sistema pague para ver).                           ...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...