
Em amistoso de preparação, o Leverkusen fez 2 a 0 no Oberhausen. Foto: Site Bayer Leverkusen
Com as mudanças no calendário, os clubes alemães tiveram que voltar mais cedo ao trabalho antes da reta final da temporada 2024/2025

O forte inverno alemão foi fundamental para a Bundesliga estabelecer um intervalo no meio da temporada. Os jogos paravam em meados de dezembro e só voltavam no final de janeiro, geralmente na terceira temporada.
O dinheiro, entretanto, falou mais alto que o clima. Com as mudanças no calendário continental, que aumentou o número de participantes e jogos tanto na Champions League quanto na Europa League, os germânicos foram obrigados a encurtar seu período de férias.
O Campeonato Alemão voltará a ter bola rolando a partir da próxima sexta-feira, 10 de janeiro. Isso, naturalmente, se as nevascas típicas desse período permitirem.
Processo de recuperação fia mais difícil
Mais que um período de férias, a parada da Bundesliga servia como uma grande oportunidade paras os times que não vinham fazendo uma boa campanha colocassem ordem na casa. Contavam com um longo período para treinar e corrigir os defeitos.
Essa possibilidade, agora, ficou reduzida. Assim, a tendência é de que as grandes arrancadas no segundo turno sejam mais restritas. O que permanece é a janela de transferências de inverno. Porém, ela costuma ser bem mais modesta que o período de contratações de verão. Com a diminuição no tempo de parada, os recém-chegados terão menos tempo para adaptação.
Como funciona a Bundesliga
O Campeonato Alemão tem 18 clubes. Eles disputam 34 rodadas. Após turno e returno, quem acumula maior número de pontos leva a taça. O Bayern de Munique, que conta com mais de três dezenas de conquistas, viu sua hegemonia ser quebrada na temporada passada pelo Bayer Leverkusen, após abocanhar 11 títulos seguidos.
Há ainda uma ampla distribuição de vagas em competições internacionais. Um lugar na Champions League é oferecido aos quatro primeiros colocados. O quinto tem lugar certo na Europa League. Quem termina em sexto, vai para a Liga da Conferência Europeia. Pelo menos, agora.
Resultados da Copa da Alemanha e das atuais temporadas das competições continentais podem ampliar a zona de classificação até o sétimo colocado.
A zona de rebaixamento é formada pelos três últimos. Os dois piores seguem diretamente para a Bundesliga 2. O antepenúltimo ainda conta com uma chance de escapar da degola. Encara o terceiro classificado da Segunda Divisão em jogos de ida e volta realizados ao final da temporada regular.
Onde assistir o Campeonato Alemão
A Bundesliga, em busca de expansão, administra a venda de direito de transmissões de forma democrática. Abre a chance de seus jogos serem vistos em TV Aberta (TV Cultura e Rede TV), canal por assinatura (SporTV) e streaming (CazéTV, OneFootball e Goat). Não é admitido o sistema pague para ver. É tudo free.
O torneio não é dividido igualmente no calendário. Na primeira metade de 2024/2025, foram disputadas 15 jornadas. Restam 19 para serem jogadas.
Pelotão de frente
Bayern de Munique (36 pontos), Bayer Leverkusen (32), Eintracht Frankfurt (27, com saldo de 12 gols), RB Leipzig (27 pontos, com quatro gols de saldo), Mainz (25, saldo de oito tentos) e Borussia Dortmund (25, saldo de seis gols) foram a zona de classificação para competições internacionais da Bundesliga.
A grande surpresa, naturalmente, é o Mainz, que na temporada passada se limitou a evitar o rebaixamento. Deu um salto de qualidade. O Borussia Dortmund entra na cota de decepções. Esperava-se mais do auri negro.
Bloco da dúvida
O segundo pelotão tem aqueles times que, em caso de melhora no aproveitamento, podem sonhar com um lugar em torneio continental como, se perderem rendimento, tenham que lutar contra a degola.
Esse bloco é formado por Werder Bremen (25 pontos, saldo de um gol), colado no pelotão de elite, Borussia Mönchengladbach (24, saldo de cinco tentos), Freiburg (24, saldo negativo de três gols), Sttutgart (21).
Turma do fundão
A partir do Union Berlin (17 pontos), a briga pela permanência na elite é a prioridade. Atrás do clube da capital estão Augsburg (16), St. Pauli (14, saldo negativo de sete gols), Hoffenheim (14, saldo negativo de oito tentos) e, já na zona de rebaixamento, Heidenheim (dez), Kiel (oito) e Bochum (seis).
Os jogos da 16.ª rodada
Sexta-feira, 10 de janeiro
- 16h30 (horário de Brasília) - Borussia Dortmund x Bayer Leverkusen
Palpite: Os dois times marcam? (sim)
Sábado, 11 de janeiro
- 11h30 - Freiburg x Kiel
Palpite: vitória do Freiburg
- 11h30 - Heidenheim x Union Berlin
Palpite: acima de 1,5 tento assinalado
- 11h30 - Hoffenheim x Wolfsburg
Palpite - Os dois times marcam? (sim)
- 11h30 - Mainz x Bochum
Palpite - abaixo de 3,5 tentos
- 11h30 - St. Pauli x Eintracht Frankfurt
Palpite - St. Pauli tem maior número de escanteios
- 14h30 - Borussia Mönchengladbach x Bayern de Munique
Palpite - acima de 2,5 tentos
Domingo, 12 de janeiro
- 11h30 - RB Leipzig x Werder Bremen
Palpite - vitória do RB Leipzig
- 13h30 - Augsburg x Stuttgart
Comentários
Postar um comentário