Entra ano, sai ano, o fenômeno se repete. Um time que habitualmente frequenta o meio ou o fundo da tabela de classificação, dá um gigantesco salto de Qualidade, provocando um abalo nas previsões. Em 2024, podemos listar sete zebras nas principais ligas do Velho Continente.
Dessa vez, não há time dando a indicação de que alcançará façanha similar. Contudo, há ao menos sete casos de um gigantesco salto de qualidade. São eles.
7. Mallorca
O Mallorca foi muito bem na Copa do Rei da Espanha na temporada passada. Chegou à decisão. Contudo, viu o título ficar com o Athletic Bilbao, que ergueu a taça a após levar a melhor na disputa por pênaltis. Em LaLiga, passou o ano com a corda no pescoço, flertando com a zona de rebaixamento.
Uma boa reta final evitou a queda. Porém, ficou em uma modesta décima quinta posição. Na primeira metade de 2024/2025, deu um significativo saldo de qualidade. Está na sexta colocação. Com 30 pontos (nove vitórias, três empates e sete derrotas), ocupa a última posição na região que oferece vagas para competições internacionais na próxima temporada.
Estabeleceu uma relativamente confortável vantagem de cinco pontos na comparação com Real Sociedad (sétimo colocado), Girona (oitavo), Bétis (nono) e Osasuna (décimo), seus perseguidores mais próximos. Fez, entretanto, um jogo a mais que todos eles.
6. Brest
O modestíssimo clube francês alcançou na temporada passada a melhor colocação de sua história na Ligue 1. Ficou na terceira posição, o que lhe rendeu uma inédita vaga na Champions League. No torneio continental, entrou como azarão. Faz, entretanto, uma campanha muito acima das expectativas.
Restando duas jornadas para o final do estágio inicial, apresenta a sétima melhor campanha entre os 36 participantes. Com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota), está na sétima colocação. É parte do bloco de times que teria vaga direta na terceira fase do torneio, as oitavas de final. Deixou para trás times como Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Milan, Juventus, Benfica, Sporting, Real Madrid e Manchester City.
Para a conta de sua excepcional campanha na competição continental com um desempenho abaixo das expectativas no Campeonato Francês. É o décimo primeiro colocado da versão 2024/2025 da Ligue 1. Porém, não é uma surpresa. Afinal, tem um elenco enxuto, que claramente não consegue atuar em alto nível em todas as frentes de batalha.
5. Aberdeen
O Campeonato Escocês é um Gauchão no sistema de pontos corridos. Na prática, em apenas dois candidatos ao título, Celtic, dominante, e Rangers, que consegue ameaçar o alviverde. Nessa briga, o Aberdeen entrou de gaiato. Passou boa parte da primeira metade da temporada à frente do Rangers. Porém, parece já deu alguns passos para trás. Nas últimas cinco rodadas, somou apenas um ponto, caindo para o terceiro posto.
Tem 34 pontos (dez vitórias, quatro empates e cinco derrotas). Apenas dois abaixo do Rangers, segundo colocado. Mesmo tendo caído uma posição, mostra uma grande melhora. Em 2023/2024, fechou sua participação na fase de classificação do Premiership na nona posição. Durante toda a temporada, acumulou 35 pontos. Para isso, precisou de 33 jogos.
4. Atalanta
O seu salto de qualidade aconteceu na Série A. Após ter passado de frequentador da parte de baixo da classificação, passou a ser um time de pelotão de elite. Agora, dá mais um passo adiante. Virou um candidato real ao título.
O clube de Bérgamo jamais alcançou o título nacional. Porém, em sua 65ª participação na divisão de elite, está no topo da tabela de classificação faltando uma jornada para o encerramento do primeiro turno. Tem 41 pontos (13 vitórias, dois empates e três derrotas). O Napoli, segundo colocado, tem a mesma pontuação, mas fica para trás por levar desvantagem quando considerados os critérios de desempate.
A perspectiva de dar a volta olímpica fez com que Gasperini colocasse a boca no trombone. Quer que os cartolas partam às compras em janeiro para lhe oferecer mais opções ofensivas. Isso apesar de um estival de contratações na janela de transferências de verão. Gastou mais de 80 milhões de euros.
![]() |
Foto: Reprodução do site oficial do Nottingham Forest |
3. Mainz
Na temporada atual, deixou de ser um frequentador da ‘turma do fundão’. Com 25 pontos (sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas), é o quinto colocado do Campeonato Alemão. Posto que oferece uma vaga na próxima Europa League. Tem apenas dois pontos a menos que o Leipzig, quarto colocado, que fecha a região que distribui vagas na Champions League 2025/2026. Uma evolução respeitável.
2. Nottingham Forest
Com 37 pontos (11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas), fechou o primeiro turno na terceira posição. Na zona que rende lugar na próxima Champions League. Na metade do torneio, obteve mais vitórias que conseguiu em cada uma das temporadas anteriores. Superou também a pontuação de 2022/2023, quando fez 36 pontos, embora tenha ficado com 32 devido à punição aplicada por gastar mais dinheiro que poderia.
1. Santa Clara
No começo de 2024, o Santa Clara estava na Segunda Divisão do Campeonato Português. Teve uma trajetória que pode ser qualificada de tranquila na Liga Portugal 2. Retornou para a elite, onde se esperava pura e simplesmente que passasse o torneio brigando para evitar uma nova queda.
Foi muito além. Com 30 pontos (dez vitórias e seis derrotas), está na quara posição da Liga Portugal, fechando a zona de classificação para competições internacionais do torneio. Uma grande Façanha, especialmente considerando-se que o Campeonato Português é divido em castas. Os primeiros lugares são praticamente reservados para o Trio de Ferro (Sporting, Benfica e Porto). O Braga tem se instalado na quarta posição e o Vitória de Guimarães vem logo a seguir.
Furar essa bolha não é tarefa fácil.
Comentários
Postar um comentário