Começa o torneio mais bagunçado do mundo. Veja onde assistir, como funciona e os favoritos ao título do Campeonato Argentino, rei das viradas de mesa
Agora com 30 clubes e a possibilidade de crescer ainda mais diante das mudanças constantes de regulamento, o Campeonato Argentino começa nesta quinta-feira
Para manter o espírito de transparência do blog, é preciso dizer que não acompanho a liga nacional de Ruanda. Tampouco a Segunda Divisão do Uzbequistão. Muito menos, a Copa da Jamaica.
Assim, pode ser que existam outros torneios ainda mais bagunçados que o Campeonato Argentino entre as competições realizadas pelas 203 federações vinculadas à Fifa (Federação Internacional de Futebol).
Porém, na prática, essas disputas pouco importam. Considerando apenas o lado de grande visibilidade do mundo da bola, as ligas dos principais países da Europa e da América Latina, não há nenhuma dúvida que o Argentino é o campeão da desorganização.
Abolição do rebaixamento aumentou número de clubes
Foi organizado pela AFA (Associação do Futebol Argentino), passou para as mãos dos clubes, que não conseguiram chegar a um acordo, devolvendo o controle do Campeonato Argentino para a federação que faz a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) parecer um exemplo de boa administração.
No Campeonato Argentino, entra ano, sai ano, o regulamento muda. E não é cumprido. Rebaixamento é quase uma obra de ficção. Nos últimos anos, os times que sobem da Segunda Divisão adotaram a política da visita de cunhado. Chegam para não mais ir embora.
O processo de inchamento levou o Campeonato Argentino a saltar para 30 clubes. São eles que vão abrir neste final de semana estendido a versão 2025 da competição, que recebe o nome fantasia de Torneo Betano.
Como funciona o Campeonato Argentino
Sem datas suficientes para realizar um torneio com turno e returno, o Campeonato Argentino teve suas equipes divididas em dois blocos de 15.
Eles vão disputar no Torneio Abertura, a primeira metade, 16 partidas. Times de um grupo jogam contra as equipes do outro. Ao final dessa saga, os oito melhores de cada chave avançam na disputa do título.
Isso mesmo. É mais fácil obter a vaga que ser eliminado. Os sobreviventes começam o estágio de mata-mata, que levará à definição do campeão.
Torneio tem pausa para férias
Ao final do Torneio Abertura, há um período de férias. Depois, os times, normalmente com elenco muito diferentes daqueles que começaram o ano, uma vez que a janela de transferências de julho costuma ser a mais quente, voltam a campo.
Disputam o Torneio Encerramento. Mais 16 rodadas. Os mesmos jogos da primeira metade, mas com o mando de campo invertido. Os oito primeiros de cada chave avançam para disputar a taça.
No final do ano, se tudo correr dentro do esperado, algo que seria extremamente raro diante das muitas confusões dos últimos anos, haverá dois campeões e dois rebaixados. Porém, não aposte muito nisso. Cancelar o rebaixamento tem sido uma prática comum entre os argentinos, especialmente se algum time importante estiver para ser mandado para Segunda Divisão. O formato de torneios Abertura e Clausura não era adotado desde 2012.
Onde assistir ao Campeonato Argentino
Os direitos de transmissão do Campeonato Argentino pertencem ao grupo Disney. Os jogos são mostrados via ESPN/Brasil (canal por assinatura0 e Disney+ (streaming).
No entanto, não há um calendário determinado para as exibições. Os confrontos do Torneo Betano só ganham algum destaque quando a agenda de jogos, especialmente dos campeonatos europeus, não é muito intensa. Ou seja, só são mostrados se não tiver nada melhor. Ao menos na ESPN. No Disney+, a programação é mais recheada.
Como foram formados os grupos
No grupo A estão Newell's Old Boys, Tigre, Argentinos Juniors, Banfield, Independiente de Rivadavia, Racing Club, Huracán, Estudiantes, Boca Juniors, Belgrano, Union Santa Fé, Aldovisi, Defensa y Justicia, Barracas Central e Central Córdoba.
Na chave B estão Rosário Central, Lanús, San Martin, Gimnasia La Plata, Vélez Sarsfield, San Lorenzo, Independiente, River Plate, Godoy Cruz, Talleres, Atlético Tucumán, Instituto, Platense, Sarmiento Junin e Deportivo Riestra.
Programação da primeira rodada
A agenda da rodada inaugural do Campeonato Argentino 2025 ficou assim:
Quinta-feira, 23 de janeiro
- 19h (horário de Brasília) - Godoy Cruz x Rosario Central
- 19h - Tigre x Vélez Sarsfield
- 21h30 - Lanús x Deportivo Riestra
- 21h30 - Defensa y Justicia x Banfield
- 21h30 - Newell´s Old Boys x Independiente Rivadavia
Sexta-feira, 24 de janeiro
- 17h - Barracas Central x Racing Club
- 19h15 - Independiente x Sarmiento Junin
- 21h - Belgrano x Huracán
- 21h30 - San Martin x Atlético Tucumán
Sábado, 25 de janeiro
- 17h - San Lorenzo x Talleres
- 19h15 - Estudiantes x Union Santa Fé
- 19h15 - Institulo x Gimnasia LP
- 21h30 - Platense x River Plate
Domingo, 26 de janeiro
- 19h - Boca Juniors x Argentinos Juniors
- 21h - Central Córdoba x Aldovisi
A segunda rodada começa já na segunda-feira, 27 de janeiro.
Quais os favoritos ao título
O River Plate, vencedor da edição 2023 do Campeonato Argentino, é apontado como maior candidato ao título em 2025. Se chegar lá, quem apostou por meio de EstrelaBet receberá quatro vezes mais.
Logo a seguir estão Boca Juniors (5 por 1), Racing Club (7), Estudiantes (11) e Talleres (13). San Martin e Aldovisi são considerados as maiores zebras. Quem apostar em um deles, receberá 5.000 por real investido em caso de conquista.
Comentários
Postar um comentário