Pular para o conteúdo principal

Aberta a temporada de absurdos do futebol brasileiro

    
Foto: Instagram do Betim/Reprodução


Artigo de Paulo Matuck


Começou. Foi dada a largada na temporada de absurdos do futebol brasileiro.

O pole position foi o Betim. Na noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, o clube foi eliminado das semifinais do Campeonato Mineiro mesmo apresentando a terceira melhor campanha do estadual.

Situação fruto de um regulamento desleixado e injusto.

Tá achando ruim? Nada. O estadual de Minas Gerais nem está entre os piores regulamentos do país.  Há outros bem piores.




Com campanha pior, América-MG e Cruzeiro avançam 

Na oitava - última - rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, o Betim cumpriu seu dever. Mesmo atuando fora de seus domínios, aplicou uma incontestável goleada, por 4 a 1, em cima do Athletic, que irá disputar pela primeira vez a Segunda Divisão do Brasileirão.

Com isso, fechou sua campanha com 15 pontos (quatro vitórias, três empates e uma derrota). O terceiro melhor desempenho do estadual, que leva quatro times para a segunda fase. O Betim, entretanto, não está nessa lista.

As regras do Campeonato Mineiro estabelecem que avançam para as semifinais os campeões de cada chave e o melhor segundo colocado na comparação entre os três grupos.

Com dois pontos a menos que o Betim, o América-MG se classificou. Foto: Site do América-MG/Reprodução

Ao ficar em terceiro lugar do grupo A, o Betim deu adeus ao torneio. Apesar de ter mais pontos que os campeões das chaves B e C.

No grupo B, o primeiro lugar ficou com o América-MG. O Coelho acumulou 13 pontos em oito partidas. Na chave C, o Cruzeiro terminou no topo da tabela de classificação. A Raposa fez 11 pontos.

Equipes só enfrentam adversários de outras chaves

Com 12 participantes, o Campeonato Mineiro tem em sua fase inicial os clubes divididos em grupos com quatro cada. Porém, não enfrentam adversários de sua chave na etapa inicial. Isso causa um desequilíbrio. 



O grupo A, onde estava o Betim, mostrou-se muito mais forte que os demais. Foram 56 pontos conquistados quando somados os quatro clubes.

Os times da chave B ganharam 44 pontos. Os do grupo C conquistaram somente 30. Desenhado o cenário da injustiça. 

Tá achando ruim? Espere, que a coisa piora. Se a classificação geral não serve para a classificação para as semifinais, é usada na hora do rebaixamento. Dois pesos, duas medidas.

Clubes não têm motivo para se queixar

Obviamente vão acontecer as lamentações de sempre. Os clubes que parecem ser vítimas de regulamentos como esse, contudo, não têm motivo para queixas.


Afinal, são cúmplices na hora em que as regras são determinadas. A reclamação acaba acontecendo quando é tarde demais.

Prepare-se. Vem mais por aí.  

Siga o blog nas redes sociais









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santos x São Paulo - Campeonato Paulista - 1/2/2025 - Onde assistir, análise completa e palpite selecionado

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com No dia seguinte à chegada de Neymar, o Peixe tem um duro teste pela frente. Buscando recuperação no Paulistão 2025, irá encarar o São Paulo O clássico envolvendo Santos e São Paulo deste sábado, 1º de fevereiro , será como nenhum outro. Afinal, a maior atração da partida estará nas arquibancadas. A expectativa é de que Neymar, em seu retorno ao Peixe , vá assistir o duelo pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista versão 2025. A batalha terá como cenário o estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro , em Santos. Com início marcado para 20h30 (horário de Brasília) , apenas torcedores do Peixe estão autorizados a entrar no estádio.   Santos O anúncio da contratação e a chegada de Neymar foram mais que suficientes para desviar as atenções dos torcedores santistas do fraco início do Paulistão 2025. Em sua partida de estreia, o Santos até passou pelo Mirassol. Marcou 2 a 1. Poré...

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

São José x Internacional - Campeonato Gaúcho - 28/1/2025 - Onde assistir e palpite express

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Partida pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho versão 2025 será disputada em campo neutro O Internacional se livrou se encarar o gramado sintético de qualidade duvidosa do estádio Fracisco Novelleto Netto. O local foi vetado pela Federação Gaúcha de Futebol após o conflito entre torcidas do São José e do Pelotas. Isso levou o São José a escolher o estádio do Vale, em Novo Hamburgo (distante aproximadamente 44 quilômetros de Porto Alegre, sede das duas equipes), para receber o encontro desta terça-feira, 28 de janeiro, pela terceira rodada da edição 2025 do Gauchão. Onde assistir a São José x Internacional O confronto envolvendo São José e Internacional pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho 2025 será exibido por Sportv (canal por assinatura) e Premiere (sistema pague para ver).                           ...