Pular para o conteúdo principal

Após a nevasca, sol volta a brilhar na Frozen League


 
Foto: Site da Disney/Reprodução

Artigo de Paulo Matuck

A Europa tem um calendário
peculiar para o futebol. Uma temporada, abraça dois anos.

Começa no segundo semestre de um ano, geralmente em agosto, e vai até maio do outro, talvez pegando até alguns dias de junho.

Essa fórmula é adotada pela grande maioria das 55 federações que compõe a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol, do inglês Union of European Football Associations).


Clima leva a mudanças na agenda

O clima, entretanto, não permite que alguns países adotem esse sistema. Suécia e Dinamarca, além de alguns outros, escolheram o calendário anual. Assim, seus torneios têm a largada em fevereiro ou março, quando o frio mais forte passou, e vão até dezembro. 

Os austríacos, apesar do forte inverno que atinge seu território, resolveram ser duros na queda. Apesar do frio, escolheram o padrão europeu.



Porém, precisam de um longo período de férias. São quase três meses. O calendário nacional é, literalmente, congelado na segunda quinzena de dezembro e retomado no começo de janeiro do ano seguinte.

Nevascas e gramados são obstáculos intransponíveis.

Não dá para jogar com gramados congelados.

No começo de fevereiro, o sol vai timidamente se abrindo. A temperatura durante o dia fica na casa de aprazíveis cinco graus Celsius. 

Na Sibéria, seria suficiente para os ventiladores serem ligados. Na Áustria, a rotina pode ser retomada.

Foto: Site da Bundesliga Austríaca/Reprodução

A Alemanha, país vizinho, forçada pela necessidade de datas para acolher seu calendário mais recheado, também faz férias de inverno. Porém, bem mais curtas, de três semanas.

A versão austríaca da Bundesliga, que bem poderia ser apelidada de Frozen League, em alusão à personagem do desenho da Disney no qual a ação se passa entre geleiras, tem menos times e, assim, pode se dar ao luxo de uma folga maior.

A última jornada da Frozen League em 2024 foi realizada no primeiro final de semana de dezembro. A próxima rodada, a décima sétima das 22 previstas para a primeira fase do torneio, será aberta na sexta-feira, 7 de fevereiro.

Prosseguirá até domingo, 9 de fevereiro. Serão seis partidas.



Como funciona o Campeonato Austríaco

A divisão de elite do Campeonato Austríaco tem 12 participantes. Na primeira fase, eles disputam 22 partidas (turno e returno).

Ao final, os seis mais bem colocados vão para o torneio decisivo. Os seis últimos também contam com uma disputa para definir o único rebaixado.

Não são, entretanto, competições que partem do zero. No hexagonal que vale o título, os resultados da primeira fase são considerados.

O mesmo vale pela luta contra a degola.

Red Bull corta as asas do Salzburg


Impulsionado por investimentos milionários da Red Bull, empresa que produz bebidas energéticas, o Salzburg virou o grande time do país. Faturou dez títulos consecutivos entre as temporadas 2013/2014 e 2022/2023.

O clube foi o precursor do projeto da Red Bull para futebol. A empresa foi abrindo franquias pelo mundo. No Brasil, criou um clube. No entanto, sem alcançar os resultados desejados, optou mais tarde para comprar o Bragantino, que tinha vaga no Brasileirão.

Na Europa, o Salzburg começou como destaque, mas perdeu espaço e, naturalmente, investimentos, com o crescimento do Leipzig, da Alemanha, que passou a receber mais atenção.

A queda de produção foi inevitável. Na edição 2023/2024 da Bundesliga Austríaca, o título ficou com o Sturm Graz. Na atual, o RB Salzburg está longe da briga pelo título.



Briga pela liderança é acirrada


A disputa pelo primeiro lugar do Campeonato Austríaco está apertada. Na tentativa de alcançarr o bicampeonato, o Sturm Graz mantém a ponta. Tem 36 pontos (11 vitórias, três empates e duas derrotas). São três a mais que o Austria Vienna, segundo colocado.

A sexta posição, última que permite avançar para a disputa do título, é do BW Linz, que tem 23 pontos. Apenas três a mais que seus perseguidores mais próximos, LASK (sétimo colocado) e Hartbert (oitavo).

A lanterna está nas mãos do Altach. Tem dez pontos. Dois a menos que o Grazer, décimo primeiro - penúltimo - colocado.


Assim, as batalhas pelo título, vagas em torneios continentais e rebaixamento, seguem abertas.


País tem vaga direta na Champions League


Quando o RB Salzburg começou a ser dominante no Campeonato Austríaco, o país não contava com vaga direta na Champions League. Seu campeão precisava disputar as eliminatórias para conseguir chegar ao primeiro estágio.

O sucesso do time da Red Bull melhorou a situação da Áustria no ranking e ofereceu ao país uma vaga direta na mais importante competição de clubes do Velho Continente. O segundo colocado também pode chegar lá se sobreviver às eliminatórias.

Terceiro e quarto colocados ganham o direito de participar da Europa League. O quinto na pontuação tem o direito de disputar vaga na Liga da Conferência Europeia enfrentando o vencedor do confronto entre os dois primeiros colocados do grupo de rebaixamento.

Onde assistir o Campeonato Austríaco

Nenhuma emissora brasileira exibe o Campeonato Austríaco. Para acompanhar os jogos, é preciso ter acesso ao sistema de streaming das principais casas de apostas.

Programação da décima sétima rodada


A programação da jornada de número 17 da Frozen League é a seguinte:

  • Sexta-feira, 7 de fevereiro

16h30 (horário de Brasília) - Sturm Graz x Austria Vienna

  • Sábado, 8 de fevereiro
13h - Altach x Grazer
13h - SK Rapid x Wolfesberger
  • Domingo, 9 de fevereiro
10h30 - Klagenfurt x RB Salzburg
10h30 - Tirol x Harberg
13h - LASK x BW Linz


Como ficou a Copa da Áustria

No último final de semana, foram disputadas as partias pelas quartas de final da Copa da Áustria. LASK, Austria Vienna, Wolfsberger e Hartberg garantiram o direito de seguir na luta pelo título.


S
iga o blog nas redes sociais
















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...