![]() |
O Vasco está no limite da zona de classificação para as semifinais. Foto: Site do Vasco/Reprodução |
sitefutebolemuitomais@gmail.com
Demorou, mas está quase acabando.
Com 11 rodadas previstas, a Taça Guanabara, fase de classificação do Campeonato Carioca, está finalmente chegando ao fim.
Após dez jornadas e 60 partidas, o Cariocão 2025 terá no próximo final de semana o encerramento do estágio inicial.
Seis jogos servirão para definir os últimos classificados para as semifinais, o emparelhamento da próxima fase e os clubes que irão participar da Taça Rio, um torneio de consolação reservado aos clubes que ficam entre o quinto e oitavos lugares da Taça Guanabara.
A programação da rodada final
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) definiu a programação da décima primeira rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. A agenda ficou assim:
Sábado, 22 de fevereiro
- 19h (horário de Brasília) - Flamengo x Maricá
- 19h - Boavista x Volta Redonda
- 21h15 - Sampaio Corrêa x Portuguesa
Domingo, 23 de fevereiro
- 18h30 - Vasco x Botafogo
- 18h30 - Fluminense x Bangu
- 18h30 - Nova Iguaçu x Madureira
A situação de cada time antes da jornada derradeira
Flamengo
O rubro-negro lidera a Taça Guanabara com 20 pontos (seis vitórias, dois empates e duas derrotas). Garantiu, por antecipação, sua vaga nas semifinais.
Agora, luta para manter o primeiro posto, que oferece a vantagem de atuar como mandante na segunda partida das semifinais e, se for o caso, também no encontro final da decisão.
Uma vitória diante do Maricá garantirá a primeira posição sem depender de qualquer outro resultado.
Volta Redonda
Também tem 20 pontos (seis vitórias, dois empates e duas derrotas), acaba ficando na segunda posição por levar desvantagem no saldo de gols (15 a 3) na comparação com o Flamengo. É o segundo critério de desempate.
Assim como o rubro-negro, garantiu sua vaga nas semifinais e a vantagem de ser mandante na segunda partida da próxima fase, uma vez que não perderá a segunda posição.
Pode, entretanto, tomar a liderança. Para isso, precisa superar o Boavista e torcer para que o Flamengo não vença o Maricá. O empate também pode servir. Nesse caso, o rubro-negro precisaria perder do Maricá.
Madureira
Com 15 pontos (quatro vitórias, três empates e três derrotas), está na terceira posição e não depende de outros resultados para avançar para as semifinais.
Para isso, precisa derrotar o Nova Iguaçu. Se não conseguir, terá que torcer contra os rivais mais próximos.
Vasco
Tem 14 pontos (três vitórias, cinco empates e duas derrotas). Está na quarta posição, a última na zona de classificação para as semifinais. Entretanto, mesmo vencendo o Botafogo na jornada final, pode ser eliminado.
O Fluminense, quinto colocado, tem a mesma pontuação. Fica para trás por levar desvantagem no maior número de gols marcados (12 a 10) na comparação com o cruz-maltino.
Assim, o Vasco precisa superar o Botafogo e evitar ser ultrapassado pelo Fluminense, seja no saldo de gols, segundo critério de desempate, seja no número de gols marcados.
Fluminense
Acumulou 14 pontos (três vitórias, cinco empates e duas derrotas) nas dez primeiras jornadas. Igualado com o Vasco, pode avançar mesmo que o cruz-maltino vença seu jogo na décima primeira rodada da Taça Guanabara.
Para isso, precisaria derrotar o Bangu, mantendo a igualdade na pontuação, e superar o cruz-maltino no saldo de gols. Ou seja, precisa vencer por um gol a mais. Assim, superaria o Vasco assumindo o quarto posto.
Pode avançar até o terceiro lugar. Nesse caso, seria necessário um tropeço do Madureira.
![]() |
O Fluminense venceu o Nova Iguaçu na jornada anterior. Foto: Site do Fluminense/Reprodução |
Botafogo
Com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e cinco derrotas). Na sexta posição, precisa ganhar ao menos dois pontos na jornada final.
Um deles por suas próprias forças. Pode superar o Vasco, seu adversário.
Além disso, precisará de um tropeço de Madureira ou Fluminense. Se isso não acontecer, disputará mais uma vez a Taça Rio, da qual foi campeão nos dois anos anteriores.
Sampaio Corrêa
Estreante na divisão de elite do Campeonato Carioca, tem 13 pontos (três vitórias, quatro empates e três derrotas). Para ir às semifinais, tem que ganhar e torcer pelo empate no duelo entre Vasco e Botafogo, além de um tropeço de Fluminense ou Madureira.
Não é uma combinação das mais fáceis. Além disso, precisa também olhar no retrovisor. Pode ser ultrapassado por Nova Iguaçu, Maricá, Boavista e até Portuguesa, ameaçando sua participação na Taça Rio.
Nova Iguaçu
Assim como o Sampaio Corrêa tem 13 pontos (três vitórias, quatro empates e três derrotas). Isso ainda deixa aberta a chance de chegar às semifinais.
Para isso, no entanto, tem torcer por uma combinação altamente improvável de resultados. Precisa ganhar quatro posições na jornada final. Vencendo o Madureira, sobe um posto. Aí, terá que torcer pelo empate em Vasco e Botafogo, além de tropeço do Fluminense e/ou Sampaio Corrêa.
Inviável. Sua meta real é preservar o oitavo lugar. Ele é ambicionado por Maricá, Boavista e Portuguesa.
![]() |
O Botafogo venceu as duas últimas edições da Taça Rio. Foto: Site do Botafogo/Reprodução |
Maricá
Com 12 pontos (três vitórias, três empates e quatro derrotas), o Maricá já não tem chances de sonhar com um lugar nas semifinais do Campeonato Carioca.
Buscar uma vaga na zona de classificação para Taça Rio é seu limite. Para isso, tem que vencer o Flamengo e torcer por um tropeço de Fluminense, Botafogo, Sampaio Corrêa ou Nova Iguaçu.
O empate também pode servir. Nesse caso, precisaria contar com a derrota de Botafogo, Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu, além de superar quem perder no saldo de gols.
Não é só isso. Também precisaria que Boavista e Portuguesa não vençam seus jogos.
Boavista
Acumulou 11 pontos (uma vitória, oito empates e uma derrota). Só pode sonhar com o G8. Precisa vencer sua partida e torcer para dois tropeços nos jogos de Botafogo, Nova Iguaçu, Sampaio Corrêa e Maricá.
Portuguesa
Tem dez pontos (três vitórias, um empate e seis derrotas). Necessita ganhar três posições para entrar no G8. Venceu seu jogo é uma obrigação. Então, terá que torcer por três tropeços de seus rivais (Boavista, Maricá, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa).
Bangu
Com quatro pontos (quatro empates e seis derrotas) está rebaixado para Segunda Divisão.
Comentários
Postar um comentário