Pular para o conteúdo principal

Campeonato Francês: PSG afunda time de John Textor e já estuda data para a festa do título

     
   
John Textor, dono do Lyon e do Botafogo. Foto: Reprodução



Artigo de Paulo Matuck


O empresário John Textor, dono de três clubes, tem sido lento para definir o nome do novo técnico no Botafogo.

No Lyon, entretanto, se mostrou rápido em responder uma provocação de Nasser Al-Khelaifi, chefão do PSG, que em uma discussão o chamou de caubói.


Vestiu a carapuça. No domingo, 23 de fevereiro, colocou um chapéu ao estilo Velho Oeste para assistir ao embate entre Lyon e Paris Saint-Germain, que colocou o ponto final na disputa da vigésima terceira rodada da Ligue 1.


O tiro, entretanto, saiu pela culatra. O PSG venceu por 3 a 2, mesmo atuando no estádio do rival, e Textor ficou com um sorriso amarelo no jogo em que tentou fazer uma piada.

PSG reserva data na agenda para celebrar o título

Há algum tempo os títulos do Campeonato Francês não têm grande importância para o PSG. A obsessão do clube parisiense é mesmo faturar a Champions League, uma taça que seria inédita.

Porém, há formalidades a serem cumpridas. Para isso, os cartolas do Paris Saint-Germain já estão olhando na agenda visando escolher a data para a celebração de uma conquista na Ligue 1.

Afinal, a conquista é mera questão de tempo. Ao marcar 3 a 2 no Lyon, o PSG saltou para 59 pontos (18 vitórias e cinco empates). Único invicto no Campeonato Francês, ampliou para 13 pontos a vantagem na comparação com o Olympique de Marseille, segundo colocado, que perdeu, por 3 a 0, para o Auxerre.

Restando 11 jornadas para o final, a situação é, na prática, irreversível. A única dúvida, agora, é saber quando a conquista será Matematicamente consolidada.


Competições internacionais

Na reta final da Ligue 1, as atenções estarão direcionadas para a briga por um lugar na próxima Champions League. O torneio tem três vagas diretas. O quarto colocado também pode chegar lá, contudo, antes, terá que superar as eliminatórias para o mais importante torneio e clubes do Velho Continente.

Uma das vagas, naturalmente, está reservada para o PSG. A briga pelas duas vagas e meia restantes conta com Olympique de Marseille (46 pontos), Nice (43), Lille (41) e Mônaco (40).

O Lyon ficou para trás. Com 36 pontos fecha a zona de classificação para competições internacionais via Campeonato Francês. Na situação atual, teria um lugar na Liga da Conferência Europeia.


Rebaixamento

A zona de rebaixamento do Campeonato Francês é composta por St. Etienne (19 pontos), Le Havre (17) e Montpellier (15). Todos eles ainda têm chances de deixar o Z3. O Reims, décimo quinto colocado e primeiro fora da região da degola, tem 22 pontos.

Na Ligue 1, entretanto, há chance de permanência para o antepenúltimo colocado. Ele tem a oportunidade de evitar a queda em mata-mata com o terceiro classificado da Ligue 2. 

Os resultados da vigésima terceira rodada do Campeonato Francês

  • Lyon 2 x 3 PSG
  • Le Havre 1 x 4 Toulouse
  • Nice 2 x 0 Montpellier
  • Strasbourg 0 x 0 Brest
  • Nantes 3 x 1 Lens
  • Auxerre 3 a 0 Olympique de Marseille
  • St. Etienne 3 x 3 Angers
  • Lille 2 x 1 Mônaco
  • Rennes 1 x 0 Reims

A programação da vigésima quarta

 rodada do Campeonato Francês


Sexta-feira, 28 de fevereiro

  • 16h45 (horário de Brasília) - Mônaco x Reims

Sábado, 1º de março
  • 13h - St. Etienne x Nice
  • 15h - Lens x Le Havre
  • 17h05 - PSG x Lille
Domingo, 2 de março
  • 11h - Lyon x Brest
  • 13h15 - Angers x Toulouse
  • 13h15 - Auxerre x Strasbourg
  • 13h15 - Montpellier x Rennes
  • 16h45 - Olympique de Marseille x Nantes

Onde assistir o Campeonato Francês

Os direitos de transmissão da Ligue 1 para o Brasil são da CazéTV (YouTube).

Siga o blog nas redes sociais







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...