Pular para o conteúdo principal

Futebol brasileiro: Técnico perde invencibilidade e emprego

      
Ney Franco, técnico demitido pelo ABC.                                                     Foto: Site do ABC/Reprodução
 
Artigo de Paulo Matuck


O final de semana tinha tudo para ser Tranquilo para Ney Franco.

O ABC, onde trabalhava (atenção no tempo verbal), estava de folga no Campeonato Potiguar.

A agenda do final de semana foi reservado para a disputa das quartas de final.

O ABC ficou de fora. O motivo? Fez a melhor campanha da primeira fase. Por isso, pode avançar diretamente para as semifinais.

No estágio de classificação, atingiu a marca de 17 pontos (cinco vitórias e dois empates), ficando na primeira colocação graças ao espetacular aproveitamento de 80%.

Na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro, Ney Franco foi demitido. 



Parece surreal?

E é mesmo.


O treinador foi dispensado com apenas uma derrota na temporada.

Ela aconteceu na quinta-feira, 20 de fevereiro. O ABC foi eliminado da Copa do Brasil pelo Olaria 

Atuando longe de seus domínios, no impraticável gramado do estádio Proletário, em Moça Bonita, levou 1 a 0 do tradicional, contudo, decadente time carioca.


Os cartolas não deram sinal de vida após o jogo. A imprensa nem especulou a demissão. Era, obviamente, algo que não fazia sentido diante da excelente campanha no estadual.

Entretanto, desde quando decisão de cartola precisa ter sentido?


Sequer deram as caras para explicar. O clube publicou uma nota. Curta e grossa:

"O ABC Futebol Clube comunica que Ney Franco não é mais o treinador abecedista para a sequência da temporada 2025.

Junto com o comandante, o auxiliar técnico Cristiano Bassoli também deixa o Alvinegro.

A partir de agora, a diretoria já trabalha para contratar um novo treinador para a reta final do Campeonato Potiguar e a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

O ABC Futebol Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso para a sequência de suas carreiras."



A eliminação na Copa do Nordeste talvez tenha tido um papel nessa decisão. O ABC em casa, caiu no estágio de classificação para a Lampions League 2025, ao ficar no empate com o Maracanã e ser batido na disputa por pênaltis.

Com cinco vitórias, três empates e uma derrota, Ney Franco, agora, está à procura de um novo emprego.

Agora com 58 anos, Ney Franco mostrou seu cartão de visitas ao futebol nacional ao brilhar com o Ipatinga, time que lhe deu a chance de comandar uma equipe profissional pela primeira vez.

De lá, um salto gigantesco. Foi para o Flamengo. Teve uma carreira sólida até 2021, incluindo uma passagem pela seleção brasileira sub 20 e um título continental à frente do São Paulo.

Então, ficou um três anos fora do mercado. Teve uma breve e mal sucedida passagem pelo Joinville. No ABC, parecia indicar que tinha ambições para voos mais altos. Foi abatido.

Siga o blog nas redes sociais








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...