Erwin Blank, pelo jeito, não era um frequentador assíduo das aulas de matemática.
Isso ficou claro no jogo envolvendo Heerenveen e Fortuna Sittard pela vigésima primeira rodada do Campeonato Holandês em sua temporada 2024/2025.
Encarregado de arbitrar a partida, permitiu que Fortuna Sittard atuasse com 12 jogadores por um breve período.
Porém, a superioridade numérica se revelou decisiva para o clube visitante arrancar o empate.
Confusão começou na hora da substituição
O problema foi criado nos instantes finais da partida. Perdendo por 2 a 1, o técnico do Fortuna Sittard, Danny Buijs, realizou duas alterações. A esperança era de uma reação tardia que evitasse a derrota.
Aos 43 minutos do segundo tempo, Johnson tomou a vaga de Fosso, que seguiu para os vestiários. Logo depois, Grujcic foi acionado no posto de Dahlhaus, que, seja por distração, ou por tentar levar vantagem, permaneceu no gramado.
Com um jogador a mais do que a regra permite, o Fortuna Sittard foi ao ataque e conquistou um escanteio.
Técnico do Heereveen passa na prova de matemática
Nesse momento, o técnico do Heerenveen, o lendário Robin Van Persie, ex-jogador do Manchester United e da seleção holandesa, mostrou saber um pouco mais de matemática que o árbitro.
Pelo menos sabe contar até 12. Avisou o sobrador de apito da irregularidade. Só então Dahlhaus deixou o campo.
Na cobrança de escanteio gerado quando o Fortuna Sittard atuava com 12, Guth decretou o empate. Recebeu assistência de Grujcic, que entrou justamente na vaga de Dahlhaus.
Questão vai parar nos tribunais
A perda de dois pontos foi significativa para o Heerenveen. Com 25 pontos (sete vitórias, quatro empates e dez derrotas), o time ficou na oitava posição do Campeonato Holandês.
Fora da região que permite disputar uma vaga na próxima edição da Liga da Conferência Europeia. Esse bloco é fechado justamente pelo Fortuna Sittard, que com o empate permaneceu na oitava posição.
O Fortuna Sittard tem 26 pontos (sete vitórias, cinco empates e nove derrotas). Ou seja, se tivesse perdido o jogo teria sido ultrapassado pelo Heerenveen.
Agora, a questão será discutida pela Federação Holandesa de Futebol. Embora o Fortuna Sittard tenha ficado apenas 20 segundos com um jogador a mais, a superioridade numérica parece ter sido importante na definição do placar.
Comentários
Postar um comentário