Pular para o conteúdo principal

BRASILEIRÃO 2025: Às vesperas do torneio, clubes da Série A se aproximam de 300 milhões de seguidores

  
A chegada de Neymar levou o Santos a um grande crescimento nas redes sociais. Foto: Site do Santos/Reprodução
     

Artigo de Paulo Matuck



As pesquisas para medir o tamanho das torcidas dos clubes ficaram no passado.

Até por serem ineficientes nas questões mais importantes. Até mostravam os times disparados na frente no quesito maior número de torcedores.

Entretanto, quando se tratava da sintonia fina, ou seja, clubes com torcidas de semelhantes, os levantamentos eram incapazes de oferecer números precisos.

A falta de certeza era colocada da conta da margem de erro. Assim, um time que apresentava 2% de torcedores entre a amostra, poderia ter de 0% a 4%. 

Diante desse cenário, em que a torcida poderia ser o dobro ou nenhuma, os levantamentos se mostravam obsoletos.

Redes sociais dão nova medida para as maiores torcidas

Na falta de um censo futebolístico, que entrevistaria todos os pouco mais de 200 milhões de habitantes do Brasil, as redes sociais são a melhor ferramenta para isso.

Levantamento feito pelo Blog Futebol e Muito Mais às vésperas do início do Brasileirão 2025, mostra que a modalidade, em geral, tem conquistado mais adeptos. No caso, eles não recebem o nome e fãs ou torcedores, mas seguidores.

Entre a primeira quinta de janeiro e o a primeira metade do mês de março, o número de seguidores dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro subiu 4%. 

Em números arredondados, saltaram de 266 para 276 milhões.

Naturalmente, um clube pode ser seguido pelo mesmo torcedor em mais de uma rede social. Por isso o número de seguidores é maior que o de habitantes do Brasil. 

Além disso, nada impede que tenham fãs no exterior. Pelo contrário. A presença nas mídias digitais acaba com as fronteiras para crescimento.

Quem tem mais torcida nas redes sociais


Ranking do total de seguidores dos clubes da Série A do Brasileirão 2025

Posição

Clube

Número de seguidores

1

Flamengo

70,5 milhões

2

Corinthians

41,9 milhões

3

Santos

24,5 milhões

4

São Paulo

22,7 milhões

5

Palmeiras

21 milhões

6

Vasco

13,9 milhões

7

Atlético-MG

12 milhões

8

Grêmio

11 milhões

9

Cruzeiro

10,7 milhões

10

Internacional

8,4 milhões

11

Botafogo

7,6 milhões

12

Fluminense

7 milhões

13

Bahia

5,8 milhões

14

Sport

4,6 milhões

15

Vitória

4,5 milhões

16

Ceará

3,9 milhões

17

Fortaleza

3,3 milhões

18

RB Bragantino

2,3 milhões

19

Juventude

780 mil

20

Mirassol

441 mil

Considerados todos os canais oficiais dos clubes (números arredondados)



Chegada de Neymar impulsiona o Santos


A grande mudança na comparação entre janeiro e março foi a subida do Santos. Embalado pela contratação de Neymar, ainda que por curto período, o Peixe saltou da quinta para a terceira posição no ranking de seguidores em redes sociais dos clubes da Série A.

Nesse caso, é possível imaginar, embora não exista como comprovar, que boa parte dos novos torcedores, que até então na seguiram o time da Vila Belmiro, sejam fãs mesmo é do jogador, independentemente de torcerem ou não para o Santos.

Porém, não foi do Peixe o maior crescimento entre janeiro e março. Enquanto o alvinegro viu seu número de fãs crescer em 68%, o clube gaúcho mais que dobrou os seguidores. Contudo, a base de comparação do time de Caxias do Sul era bem mais baixa.

Trio tem maior número de tentáculos nas mídias digitais

Corinthians, Botafogo e Red Bull Bragantino são os clubes que mais abrem oportunidades de interação com seus torcedores em redes sociais. Estão em oito delas.

Instagram e X são as redes preferidas. Todos os 20 clubes da Série A do Brasileirão possuem contas nesses canais. Facebook e YouTube (19 times) e Tik Tok (17) ficam logo a seguir. 

Entre os canais que não são prioridade dos clubes estão Linkedin, Kwai, Flick, Threads, Blue Sky e Whatsapp.

Siga o blog nas redes sociais








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...