BRASILEIRÃO 2025: Às vesperas do torneio, clubes da Série A se aproximam de 300 milhões de seguidores
![]() |
| A chegada de Neymar levou o Santos a um grande crescimento nas redes sociais. Foto: Site do Santos/Reprodução |
As pesquisas para medir o tamanho das torcidas dos clubes ficaram no passado.
Até por serem ineficientes nas questões mais importantes. Até mostravam os times disparados na frente no quesito maior número de torcedores.
Entretanto, quando se tratava da sintonia fina, ou seja, clubes com torcidas de semelhantes, os levantamentos eram incapazes de oferecer números precisos.
A falta de certeza era colocada da conta da margem de erro. Assim, um time que apresentava 2% de torcedores entre a amostra, poderia ter de 0% a 4%.
Diante desse cenário, em que a torcida poderia ser o dobro ou nenhuma, os levantamentos se mostravam obsoletos.
Redes sociais dão nova medida para as maiores torcidas
Na falta de um censo futebolístico, que entrevistaria todos os pouco mais de 200 milhões de habitantes do Brasil, as redes sociais são a melhor ferramenta para isso.
Levantamento feito pelo Blog Futebol e Muito Mais às vésperas do início do Brasileirão 2025, mostra que a modalidade, em geral, tem conquistado mais adeptos. No caso, eles não recebem o nome e fãs ou torcedores, mas seguidores.
Entre a primeira quinta de janeiro e o a primeira metade do mês de março, o número de seguidores dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro subiu 4%.
Em números arredondados, saltaram de 266 para 276 milhões.
Naturalmente, um clube pode ser seguido pelo mesmo torcedor em mais de uma rede social. Por isso o número de seguidores é maior que o de habitantes do Brasil.
Além disso, nada impede que tenham fãs no exterior. Pelo contrário. A presença nas mídias digitais acaba com as fronteiras para crescimento.
Quem tem mais torcida nas redes sociais
Chegada de Neymar impulsiona o Santos
A grande mudança na comparação entre janeiro e março foi a subida do Santos. Embalado pela contratação de Neymar, ainda que por curto período, o Peixe saltou da quinta para a terceira posição no ranking de seguidores em redes sociais dos clubes da Série A.
Nesse caso, é possível imaginar, embora não exista como comprovar, que boa parte dos novos torcedores, que até então na seguiram o time da Vila Belmiro, sejam fãs mesmo é do jogador, independentemente de torcerem ou não para o Santos.
Porém, não foi do Peixe o maior crescimento entre janeiro e março. Enquanto o alvinegro viu seu número de fãs crescer em 68%, o clube gaúcho mais que dobrou os seguidores. Contudo, a base de comparação do time de Caxias do Sul era bem mais baixa.
Trio tem maior número de tentáculos nas mídias digitais
Corinthians, Botafogo e Red Bull Bragantino são os clubes que mais abrem oportunidades de interação com seus torcedores em redes sociais. Estão em oito delas.
Instagram e X são as redes preferidas. Todos os 20 clubes da Série A do Brasileirão possuem contas nesses canais. Facebook e YouTube (19 times) e Tik Tok (17) ficam logo a seguir.
Entre os canais que não são prioridade dos clubes estão Linkedin, Kwai, Flick, Threads, Blue Sky e Whatsapp.


Comentários
Postar um comentário