![]() |
Reunião do conselho técnico para o Brasileirão 2025. Foto: Site da CBF/Reprodução |
Artigo de Paulo Matuck
Na fórmula de disputa ninguém mexe. O sistema de pontos corridos foi implantado no Brasileirão 2003 e já não é contestado. Eventualmente aparecem críticas de 'viúvas' das definições em mata-mata. Para isso, todavia, existe a Copa do Brasil.
A versão 2025 do Campeonato Brasileiro, contudo, terá mudanças no regulamento. Elas foram aprovadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), organizadora do torneio, e os clubes da Série A no congresso técnico realizado em 12 de março.
Número de bolas aumenta e gandula trabalha menos
Uma das mudanças é em relação ao número de bolas disponíveis para as partidas e a forma de serem devolvidas ao jogo.
Copiando o sistema da Premier League, o Campeonato Inglês, agora serão 16 as bolas disponibilizadas para cada partida.
Uma, naturalmente, estará nas quatro linhas. As outras 15 serão colocadas em suportes (cones) espalhados ao redor do gramado.
Muda também o trabalho do gandula. Ele não mais devolverá as pelotas para o gramado. Apenas irá recolher as bolas que saírem e colocá-las no suporte.
Caberá aos jogadores pegá-las para reiniciar o jogo.
Excursões para o exterior estão liberadas
Ao contrário dos anos anteriores, nos quais os clubes não podiam fazer um intervalo no Brasileirão para disputar amistosos ou mesmo participar de torneios no exterior, dessa vez a CBF permitirá as excursões.
Elas poderão ser feitas no momento em que o torneio será paralisado devido à realização da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes promovida pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). A parada será entre os dias 15 de junho e 13 de julho.
Combate ao racismo ganha novo protocolo
A CBF aderiu ao protocolo antirracista estabelecido pela Fifa.
Ao ser identificado um ato racista, árbitro, jogadores e representantes da entidade podem denunciar fazendo um gesto na forma de X com os braços.
Então, a partida será paralisada até que medidas tomadas contra o racista.
Clubes ganham mais uma substituição em caso de concussão
O protocolo internacional para concussão cerebral, uma alteração no estado mental do atleta causado por um choque com a cabeça, foi incluído no regulamento do Brasileirão 2025.
Quando um atleta for substituído por esse motivo, o clube terá o direito de fazer uma troca a mais que as cinco previstas.
Isso só acontecerá uma vez. Se o time tiver dois jogadores retirados do gramado por concussão, na segunda vez terá que 'queimar' uma das cinco alterações previstas ou, se todas elas já tiverem sido feitas, ficar com um atleta a menos.
Outubro é o limite para inscrição de novos jogadores
O conselho técnico da CBF também estabeleceu as datas para a inscrição de jogadores no Brasileirão 2025. O calendário ficou assim
- 28 de março - A véspera do início do torneio é adotada como limite para que os clubes apresentam uma lista mínima de 35 atletas disponíveis para o torneio.
- 12 de setembro - Cada time pode inscrever até 50 jogadores. As novas inscrições poderão ser feitas até a véspera do início da jornada de número 26.
- 3 de outubro - Até antes do início da vigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro 2025 os clubes poderão fazer alterações na listagem de inscritos caso tenham chegado ao limite de 50 atletas. Será concedida a possibilidade de mudar oito jogadores.
O limite de jogadores estrangeiros não mudou. Cada clube poderá ter até nove atletas de outros países em seu elenco.
Comentários
Postar um comentário