Pular para o conteúdo principal

Brasileirão 2025: Libertação de Renato abre chance de o Grêmio mudar estilo

       
Foto: Facebook do Grêmio/Reprodução


Artigo de Paulo Matuck


O Grêmio foi libertado no final do ano passado. Refém de Renato Gaúcho. Nas quatro passagens do ex-jogador pelo clube, o Tricolor Gaúcho ficou exatos três mil dias como refém.

Renato Portaluppi mandava e desmandava no clube. Um dos maiores ídolos da história gremista, se impunha, inclusive, às vontades dos dirigentes, que não tinham coragem de confrontá-lo.

Não resistiu, entretanto, ao fraco desempenho do Grêmio em 2024. Porém, segue desempregado, o que é uma ameaça para o novo treinador, o equatoriano Gustavo Quinteiros.

Substituto vê cenário de terra arrasada

Não foi necessariamente o fim do casamento entre ex-jogador e clube. Basta um telefonema para que Renato Gaúcho volte a reinar no Tricolor.

Assim como em praticamente todos os trabalhos de Renato Gaúcho, Gustavo Quinteiros chegou com um cenário de terra arrasada.

Seu antecessor nunca foi um grande estrategista. Nem pequeno. Pelo contrário. Sempre se postou como um arauto da ignorância, dizendo que os técnicos não precisavam estudar.

Isso era claramente visto em seu comportamento. Por vezes, faltou a treinos para jogar futevôlei no Rio da Janeiro, onde mora quando está desempregado.

Provavelmente na tentativa de tapar o sol com a peneira, Renato Gaúcho contratava uma série de atletas veteranos, que com muitos anos de estrada podiam colocar a casa em ordem.

Derrotas para o Inter deixam Quinteiros sob desconfiança

Se montar um time do zero não é tarefa fácil, Quinteros viu seu trabalho começar a ser questionado após a derrota no Gauchão 2025.

Os gremistas contavam com o título, que seria o oitavo consecutivo. Poderiam, assim, igualar o recorde de conquistas seguidas do Internacional.

Para piorar, a queda foi justamente diante do Colorado.

Em três clássicos com o maior rival, Quinteros não conseguiu levar o time à vitória. Foram dois empates e uma derrota.

Isso pode recriar o "Efeito Coudet". O técnico argentino era muito questionado quando estava no Internacional por não ganhar jogos contra o Grêmio. 

Quinteros terá mais duas partidas contra o Colorado no Brasileirão. São jogos que valem bem mais que três pontos. 

Grêmio

Site

https://gremio.net/

Seguidores nas redes sociais

11 milhões

Desempenho no Brasileirão desde 2003

Número de participações:

20

Pontuação

1.188

Aproveitamento

51%

Pontuação média

59

Melhor campanha

Média de gols marcados por jogo

1,4

Média de gols sofridos por jogo

1,1

Técnico

Gustavo Quinteiros

Jogadores que chegaram

Tiago Volpi (goleiro, Toluca-México), João Lucas (lateral-direito, Santos), Wagner Leonardo (zagueiro, Vitória), Luan Cândido (lateral-esquerdo, RB Bragantino), Lucas Esteves (lateral-esquerdo, Vitória), Gustavo Cuéllar (meia, Al-Shabab (Arábia Saudita), Camilo Reijers (meia, Akhmat Grozny-Rússia), Fracis Amuzu (atacante, Anderlecht-Bélgica) e Cristian Oliveira (atacante, Los Angeles FC-Estados Unidos).

Jogadores que saíram

Agustín Marchesin (goleiro, Boca Juniors), Rafael Cabral (goleiro, Cruzeiro), Brenno (goleiro, Fortaleza), Felipe Scheibig (goleiro, Confiança), Fábio (lateral-direito, aposentou-se),Geromel (zagueiro, aposentou-se), Rodrigo Caio (zagueiro, sem clube), Reinaldo (lateral-esquerdo, Mirassol), Du Queiroz (meia, Zenit-Rússia), Lucas Mila (meia, Tombense), Pepê (meia, Vitória), Diego Costa (atacante, sem clube), Soteldo (atacantes, Santos) e Nathan Fernandes (atacante, Botafogo).

Tática padrão

4-3-3

Time base

Tiago Volpi; João Pedro, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti e Monsalve; Pavón,Cristian Oliveira e Braithwaite.

Posição no ranking da CBF 

10º

Siga o blog nas redes sociais








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...