![]() |
O São Paulo é o time com mais pontos conquistados no Brasileirão desde 2003. Foto: Site do São Paulo/Reprodução |
2003.
O ano foi um ponto de virada no futebol nacional.
Após mais de três décadas mudando, a cada ano, o regulamento do Brasileirão, o torneio adotou o sistema de pontos corridos.
O formato mais popular das ligas nacionais pelo mundo afora foi mantido desde então.
A única mudança nesse período foi em relação ao número de participantes. Em 2003, eram 24. Com mais rebaixamentos que acessos, o número caiu para 20 em 2006. Não mudou mais.
Considerando-se as intervenções da justiça esportiva com punições de perda de pontos, veja abaixo como é a classificação do Campeonato Brasileiro deste 2003 até 2024 somados todos os jogos.
P - Posição na tabela de classificação geral do Brasileirão
Time - Nome do clube
PTC - Número de participações desde 2003 no Campeonato Brasileiro
PTS - Total de pontos acumulados
V - Vitórias
E- Empates
D - Derrotas
GP - Gols pró
GC - Gols contra
APR - Aproveitamento (%)
* Só 3 times estiveram em todas as 22 edições realizadas até agora no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. São Paulo, Flamengo e Fluminense foram os clubes não-rebaixados no Brasileirão de pontos corridos
* Nenhum time alcançou a marca de 400 vitórias no Campeonato Brasileiro a partir de 2003. O São Paulo é o mais próximo desse recorde. Colheu, até agora, 381 triunfos. Dá para chegar lá em 2025.
* Que empate o melhor. O Corinthians, com 240 igualdades, é o líder do ranking de empates do Brasileirão de pontos corridos
* Com 300 derrotas, o Athletico Paranaense foi o clube que mais perdeu no torneio. Rebaixado na temporada passada para a Série B, será superado nesse item. O Fluminense, com 299 derrotas, tem a senha um para atingir o recorde negativo
* O quesito bola na rede promove um Fla-Flu. O Flamengo, com 1.230 tentos, tem o melhor ataque da história do Brasileirão 2023. O Fluminense, com 1.071 gols sofridos, é o dono da defesa mais vazada.
* Também pensando em gols sofridos e marcados, o São Paulo é quem apresenta melhor saldo. Marcou 294 gols a mais que sofreu.
* Afastado dois anos da Série A devido a rebaixamentos, o Palmeiras jogou menos que boa parte dos rivais no topo da tabela de classificação.
No entanto, tem o melhor aproveitamento na história do torneio desde 2023. Abocanhou 54% dos pontos disputados. O São Paulo, líder no número absoluto de pontos conquistados, tem aproveitamento de 53,9%.
Comentários
Postar um comentário