Pular para o conteúdo principal

Após recusas em série, Botafogo namora Mancini - Quem é o italiano que pode assumir o Fogão

  
  
Na Itália, Mancini ganhou a Euro 2020 e fracassou na eliminatória para o Mundial de 2022


Artigo de Paulo Matuck


Não. No. Non. Nein. Nee.

John Textor, dono do Botafogo, perdeu a conta de recusas que recebeu em várias línguas em sua busca pelo novo treinador do alvinegro.

Como no amor, no futebol a fila anda.

O namoro da vez é com Roberto Mancini. O italiano, que deixou sua seleção para assumir a seleção da Arábia Saudita e foi dispensado pelos sauditas, virou o maior candidato a liderar o Fogão.

Grandes conquistas e gigantescos fracassos marcam carreira do italiano.

Não é o primeiro da lista. Talvez seja o último. Porém, os torcedores do Botafogo devem estar Cansados de acessar o Google em busca de informações sobre os candidatos a liderar o time campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América em 2024.


Então, vamos fazer o trabalho.

Roberto Mancini tem 60 anos e está desempregado.

Seu último trabalho foi controverso e ineficiente.

A controvérsia aconteceu quando resolveu pedir demissão da seleção da Itália e aceitar a proposta saudita.

Sem sombra de dúvida, foi uma decisão que teve no aspecto financeiro seu ponto primordial.

Na Itália, entretanto, recebeu tratamento de traidor por parte dos torcedores e analistas.

Passagem na Azurra rendeu título e vexame

Na seleção italiana, Roberto Mancini passou pouco mais de cinco anos. Foram 61 jogos (39 vitórias, 13 empates e nove derrotas). Oscilou da euforia à depressão.

O ponto alto da passagem foi a conquista da Euro 2020, que foi disputada em 2021 devido à pandemia. Fez isso em pleno estádio de Wembley diante da Inglaterra. O título foi arrancado na disputa por pênaltis.

Atingiu o fundo do poço na liderança da Azurra nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. O time ficou fora de um Mundial pela segunda vez consecutiva.

Na Arábia Saudita, trabalhou em menos de 20 jogos


A Arábia Saudita conquistou vaga no Mundial do Catar. Com o francês Hervé Renard, aprontou a maior zebra da Copa do Mundo de 2022. Logo na jornada inaugural, bateu a Argentina, que acabaria sendo campeã mundial, interrompendo uma sequência invicta dos sul-americanos que ultrapassou 30 jogos.

Contratado a peso de ouro, Mancini foi dispensado antes de completar 20 jogos na seleção saudita

Entretanto, os sauditas foram eliminados ainda na primeira fase. Isso Levou à demissão de Renard. O processo de seleção do substituto foi lento, mas Mancini acabou sendo escolhido na tentativa de elevar o patamar da equipe.

Não deu. Ficou por 18 jogos (sete vitórias, cinco empates e seis derrotas), entre amistosos e jogos oficiais. Conduzindo os sauditas, Mancini finalmente conquistou uma vaga no Catar. Porém, para a Copa da Ásia de 2023.

O time foi eliminado logo nas oitavas de final. Esse, contudo, não foi o motivo de sua queda. A demissão teve como catalisador a fraca campanha nas eliminatórias asiáticas.


Lidando com a ameaça de ficar fora do Mundial de 2026, os sauditas cortaram as asas do italiano. Adivinha quem escolheram para a vaga? Renard. Criatividade não é o forte dos cartolas de lá.

Último trabalho em clube foi na Rússia

Roberto Mancini não dirige um clube desde maio de 2018. Foi quando deixou o Zenit, da Rússia. Lá, liderou a equipe por 45 partidas (22 vitórias, 13 empates e dez derrotas). Um desempenho razoável.

A carreira de treinador começou ainda no século passado. Em 2000, passou a integrar, como auxiliar, a comissão técnica da Lazio. Precisou de seis meses para receber sua primeira chance de liderar um time profissional.

Isso aconteceu na Fiorentina (42 jogos). Depois, voltou para Lazio (102 jogos) como técnico principal. Na sequência, passou por Inter de Milão (duas vezes, totalizando 303 partidas), Manchester City (191 jogos), quando o clube ainda vivia um cenário de limitações econômicas, e Galatasaray (46).

Um currículo para lá de respeitável

Embora seja italiano, o Catennacio, sistema de jogo baseado na solidez defensiva, não é sua preferência. Pelo contrário, nos últimos anos tem montado seus times com quatro defensores, três meias e três atacantes.

Naturalmente, tem seu lado cauteloso. Quando a bola está em posse dos rivais, dois dos atacantes são forçados a recuar para formar um bloco sólido no meio-campo. Assim, o sistema é transformado em um 4-5-1.

Siga o blog nas redes sociais















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santos x São Paulo - Campeonato Paulista - 1/2/2025 - Onde assistir, análise completa e palpite selecionado

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com No dia seguinte à chegada de Neymar, o Peixe tem um duro teste pela frente. Buscando recuperação no Paulistão 2025, irá encarar o São Paulo O clássico envolvendo Santos e São Paulo deste sábado, 1º de fevereiro , será como nenhum outro. Afinal, a maior atração da partida estará nas arquibancadas. A expectativa é de que Neymar, em seu retorno ao Peixe , vá assistir o duelo pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista versão 2025. A batalha terá como cenário o estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro , em Santos. Com início marcado para 20h30 (horário de Brasília) , apenas torcedores do Peixe estão autorizados a entrar no estádio.   Santos O anúncio da contratação e a chegada de Neymar foram mais que suficientes para desviar as atenções dos torcedores santistas do fraco início do Paulistão 2025. Em sua partida de estreia, o Santos até passou pelo Mirassol. Marcou 2 a 1. Poré...

São José x Internacional - Campeonato Gaúcho - 28/1/2025 - Onde assistir e palpite express

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Partida pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho versão 2025 será disputada em campo neutro O Internacional se livrou se encarar o gramado sintético de qualidade duvidosa do estádio Fracisco Novelleto Netto. O local foi vetado pela Federação Gaúcha de Futebol após o conflito entre torcidas do São José e do Pelotas. Isso levou o São José a escolher o estádio do Vale, em Novo Hamburgo (distante aproximadamente 44 quilômetros de Porto Alegre, sede das duas equipes), para receber o encontro desta terça-feira, 28 de janeiro, pela terceira rodada da edição 2025 do Gauchão. Onde assistir a São José x Internacional O confronto envolvendo São José e Internacional pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho 2025 será exibido por Sportv (canal por assinatura) e Premiere (sistema pague para ver).                           ...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...