![]() |
O Liverpool bateu o Manchester City por 2 a 0 e ampliou sua vantagem na liderança da Premier League. Foto: Site do Liverpool/Reprodução |
Como diria Galvão Bueno em sua histórica narração da final da Copa do Mundo de 1994, quando o Brasil derrotou, nas cobranças de pênalti, a Itália:
— Acabou, acabou, acabou.
A briga pelo título do Campeonato Inglês em sua temporada 2024/2025 chegou ao final.
Liverpool vence, Arsenal perde e Reds colocam a mão na taça
O cenário foi de tempestade perfeita para o Liverpool. No sábado, 22 de fevereiro, o Arsenal, segundo colocado, foi derrotado, em pleno Emirates Stadium, por 1 a 0, pelo West Ham, que se arrasta pelos gramados apenas cumprindo a tabela.
No domingo, 23 de fevereiro, os Reds superaram o Manchester City, por 2 a 0, no Etihad Stadium. Avançaram, assim, para 64 pontos (19 vitórias, sete empates e uma derrota). Abriram uma gigantesca frente de 11 pontos na comparação com o Arsenal.
Os Gunners até têm um jogo a mais para fazer. Restando 11 jornadas para o final, a matemática diz que ainda há chance de reversão. As quatro linhas, entretanto, já gritam: "É campeão, é campeão, é campeão".
Competições internacionais
Se a briga pelo título não deverá trazer grandes emoções nessa reta final de temporada, o mesmo não pode ser dito em relação à disputa por vaga em competições continentais.
Nesse momento, o Campeonato Inglês tem seis vagas para distribuir. Os quatro primeiros vão para a Champions League, o quinto terá um lugar na Europa League e o sexto garante posto na Liga da Conferência Europeia.
Os resultados da temporada atual dos torneios internacionais e a Copa da Inglaterra até podem fazer com que esse bloco cresça. Mas, na realidade atual, apenas o Arsenal pode respirar com um pouco mais de tranquilidade.
Tem seis pontos a mais que o Nottingham Forest, terceiro colocado. Tem vaga praticamente certa na Champions League. Daí para frente, entretanto, a incerteza predomina.
Nottingham Forest (47 pontos), Manchester City (44), Newcastle (44), Bournemouth (43), Chelsea (43), Aston Villa (42), Brighton (40), Fulham (39) e até o Brentford (37), décimo primeiro colocado, podem ser listados nessa batalha.
Rebaixamento
A batalha contra a degola vai ficando mais clara. Uma coisa é certa. O Southampton, vigésimo colocado com nove pontos, pode colocar em prática o planejamento para disputar a Segunda Divisão.
As duas outras 'vagas' no Championship estão bem encaminhadas. Ipswich e Leicester, com 17 pontos cadas, completam a zona de rebaixamento. Não pontuaram no final de semana.
O Wolverhampton, que bateu o Bournemouth, por 1 a 0, no Vitality Stadium, manteve a décima sétima posição, primeiro posto fora da região da degola. Contudo, ampliou para cinco pontos sua vantagem na comparação com Leicester e Southampton.
Os resultados da vigésima sexta rodada do Campeonato Inglês
- Manchester City 0 x 2 Liverpool
- Newcastle 4 x 3 Nottingham Forest
- Aston Villa 2 x 1 Chelsea
- Arsenal 0 x 1 West Ham
- Bournemouth 0 x 1 Wolverhampton
- Fulham 0 x 2 Crystal Palace
- Ipswich 1 x 4 Tottentham
- Southampton 0 x 4 Brighton
- Everton 2 x 2 Manchester United
- Leicester 0 x 4 Brentford
A programação da vigésima sétima
rodada do Campeonato Inglês
Terça-feira, 25 de fevereiro
- 16h30 (horário de Brasília) - Brighton x Bournemouth
- 16h30 - Crystal Palace x Aston Villa
- 16h30 - Wolverhampton x Fulham
- 17h15 - Chelsea a Southampton
Quarta-feira, 26 de fevereiro
- 16h30 - Brentford x Everton
- 16h30 - Manchester United x Ipswich
- 16h30 - Nottingham Forest x Arsenal
- 16h30 - Tottenham x Manchester City
- 17h15 - Liverpool x Newcastle
Quinta-feira, 27 de fevereiro
- 17h - West Ham x Leicester
Onde assistir o Campeonato Inglês
Os direitos de transmissão da Premier League para o Brasil são do grupo Disney. As partidas são exibidas na ESPN (canal por assinatura) e Disney+ (streaming).
Comentários
Postar um comentário