A extensa primeira fase do Campeonato Paulista chega ao final neste domingo, 23 de fevereiro. Com oito partidas, todas no mesmo horário, irão acontecer as últimas definições.
Dos 16 participantes, oito seguirão com chances de alcançar o título. O rebaixamento, reservado aos dois piores, será definido.
As partidas marcadas para 18h30 (horário de Brasília) são:
- Botafogo x Novorizontino
- Corinthians x Guarani
- Noroeste x Portuguesa
- Inter de Limeira x Santos
- Mirassol x Palmeiras
- Ponte Preta x RB Bragantino
- São Bernardo x São Paulo
- Velo Clube x Água Santa
Veja abaixo a situação de cada um dos quatro grupos da primeirra fase do Paulistão 2025:
Grupo A
A chave já está definida. O Corinthians, com 26 pontos, é o campeão. O segundo posto não sai das mãos do Mirassol, que tem 16 pontos. Vão se enfrentar nas quartas de final na Neo Química Arena.
O alvinegro também está no primeiro lugar da classificação geral. Para manter-se no topo da tabela de classificação sem depender de qualquer outro resultado, precisa somente do empate contra o Guarani.
Isso ofereceria a chance de ser mandante da partida semifinal e do último confronto da decisão. Isso, naturalmente, se chegar lá.
Botafogo (11 pontos) e Inter de Limeira (sete) já estão eliminados.
Grupo B
O Grupo B é o mais embolado da primeira fase. Todos os quatro clubes chegam com chances de classificação na jornada final.
O Santos, que tem 15 pontos, liderada. Tudo o que precisa é de um empate contra a Inter de Limeira, atuando em solo adversário, para seguir na luta pelo troféu.
O RB Bragantino também depende apenas de seu resultado na jornada final. Para não depender de outro resultado, tem que bater a Ponte Preta, em Campinas.
Terceiro colocado com 12 pontos, o Guarani precisa ganhar ao menos uma posição para sobreviver. Para isso, tem que derrotar o Corinthians e torcer por tropeço do RB Bragantino.
Também pode passar o Santos. Nesse caso, contudo, além do Peixe precisar perder, ainda teria que reverter uma diferença de três tentos no saldo de gols.
Com 12 pontos, a lanterna Portuguesa não tem mais chances de superar o Santos. Em caso de igualdade na pontuação, o que é possível, ficaria para trás no número de vitórias, primeiro critério de desempate.
Sua única chance é vencer o Noroeste, torcer por derrota do RB Bragantino e ainda esperar que o Guarani não vença o Corinthians.
Grupo C
Os classificados do Grupo C já estão definidos. São Paulo (16 pontos) e Novorizontino (15) ficarão frente a frente nas quartas de final. Resta, contudo, definir o mando de campo.
Para atuar em casa, o São Paulo tem que vencer o São Bernardo. Assim, não dependeria do tropeço do Novorizontino.
O Novorizontino, para tomar o posto do Tricolor, tem que ganhar do Botafogo-SP e torcer por um tropeço do São Paulo.
Noroeste (sete pontos) e Água Santa (sete) estão eliminados.
Grupo D
O Grupo D já tem um classificado. O São Bernardo (23 pontos) assegurou seu lugar nas quartas de final. Entretanto, não tem o primeiro posto e, consequentemente, a oportunidade de atuar em casa na próxima etapa, garantida.
A Ponte Preta, com 22 pontos, está logo atrás. A Macaca tem a perseguição do Palmeiras, terceiro colocado com dois pontos a menos.
Para o time campineiro confirmar sua classificação sem depender de um tropeço do Palmeiras, tem que vencer o RB Bragantino.
Ao Verdão, não resta alternativa a não ser derrotar o Mirassol e esperar por um tropeço da Ponte Preta.
Com dez pontos, o Velo Clube, eliminado, está na quarta posição e dela não sairá.
Rebaixamento
A queda para a Série A2, a Segunda Divisão do Paulistão, é reservada aos dois piores times na classificação geral da primeira fase, ainda que as equipes não joguem contra adversários de seu grupo.
Três times tentam fugir da degola. Noroeste, Água Santa e Inter de Limeira estão empatados com sete pontos. Somente o melhor deles ficará na elite.
Comentários
Postar um comentário