Pular para o conteúdo principal

Campeonato Português: Porto tropeça e praticamente dá adeus à Liga Portugal e à temporada

      
Pepê, meia e atacante do Porto.                                                       Foto: Site do Porto/Reprodução


Artigo de Paulo Matuck


Eliminado da Taça da Liga de Portugal, da Taça de Portugal e, mais recentemente, da Europa League, o Porto viu na segunda-feira, 24 de fevereiro, serem reduzidas suas já pequenas esperanças de alcançar o título do Campeonato Português 2024/2025.

Atuando no estádio do Dragão, chegou a sair em vantagem na partida contra o Vitória de Guimarães que fechou a disputa da vigésima terceira rodada da Liga Portugal. 

No entanto, acabou sedendo um empate. Aos 41 minutos da fase final, Embalo marcou evitando a derrota do clube de Guimarães.

Sporting e Benfica ficam em pé de igualdade na pontuação

O empate no estádio do Dragão deixou o Porto com 47 pontos (14 vitórias, cinco empates e quatro derrotas). Terceiro colocado, está seis pontos abaixo de Sporting e Benfica, que brigam pela liderança.

Não é uma situação irreversível restando 11 jornadas para o final. No entanto, além de vencer seus compromissos, teria que torcer por numerosos tropeços dos rivais.

A gigante diferença técnica entre o Trio de Ferro e os demais times da Liga Portugal, não abre muitas chances para deslizes.


Braga iguala pontuação na briga pelo terceiro posto

O maior desafio do Porto nas jornadas que faltam parece ser mesmo manter o terceiro lugar. O Braga, que bateu o Nacional por 1 a 0, igualou sua pontuação. Ficou para trás somente por levar desvantagem quando usados os critérios de desempate.

Os critérios de desempate também foram utilizados para estabelecer o Sporting como líder. Com 53 pontos (16 vitórias, cinco empates e duas derrotas), o Leão viu o Benfica (17 vitórias, dois empates e quatro derrotas), igualar sua pontuação.

Nas últimas três rodadas, o Sporting teve que se contentar com empates. No mesmo período, o Benfica ganhou todos os seus jogos. 

Esperança move luta por vaga em competição internacional

Com Sporting, Benfica, Porto e Braga consolidados no pelotão de elite, a esperança move a ambição por vaga em competição continental. Elas são reservadas para os quatro primeiros colocados.

Esse número, entretanto, pode aumentar dependendo do campeão da Taça de Portugal e mesmo das competições internacionais. De olho no quinto lugar e uma potencial classificação para torneio internacional estão Santa Clara (39 pontos), Casa Pia (36), Estoril (34), Vitória de Guimarães (32) e Famalicão (31).

A briga pelo rebaixamento envolve Nacional (23), Gil Vicente (22), Estrela da Amadora (21), AVS (20), Farense (16) e Boavista (12). 

Os resultados da vigésima terceira rodada do Campeonato Português

  • Porto 1 x 1 Vitória de Guimarães
  • Famalicão 2 x 0 Moreirense
  • AVS 2 x 2 Sporting
  • Arouca 2 x 2 Farense
  • Estrela da Amadora 0 x 0 Santa Clara
  • Estoril 2 x 1 Rio Ave
  • Benfica 3 x Boavista
  • Casa Pia 1 x 0 Gil Vicente
  • Braga 1 x 0 Nacional

A programação da vigésima quarta rodada do Campeonato Português


Sábado, 1º de março
  • 12h30 (horário de Brasília) - Nacional x Famalicão
  • 15h - Arouca x Porto
  • 17h30 - Vitória de Guimarães x Casa Pia
Domingo, 2 de março
  • 12h30 - Boavista x Santa Clara
  • 12h30 - Moreirense x Estrela da Amadora
  • 15h - Farense x AVS
  • 17h30 - Rio Ave x Braga
Segunda-feira, 3 de março
    • 17h15 - Sporting x Estoril

    Onde assistir o Campeonato Português

    Os direitos de transmissão da Liga Portugal para o Brasil são do grupo Disney, que exibe as partidas via ESPN (canal por assinatura) e Disney+ (streaming).

    Siga o blog nas redes sociais







    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

            Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

    Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

            Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

    Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

             Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...