Los Angeles Galaxy, vencedor da MLS em 2024. Foto: Site do LA Galaxy/Reprodução
sitefutebolemuitomais@gmail.com
Na MLS (Major League Soccer) sempre cabe mais.
Sua temporada de estreia, em 1996, foi disputada por dez clubes.
A versão 2025 terá 30 times. O San Diego se juntou ao grupo.
O critério para o crescimento?
Estudos de mercado. Onde é possível ganhar dinheiro, uma franquia é aberta.

Sua temporada de estreia, em 1996, foi disputada por dez clubes.
A versão 2025 terá 30 times. O San Diego se juntou ao grupo.
O critério para o crescimento?
Estudos de mercado. Onde é possível ganhar dinheiro, uma franquia é aberta.

Liga foge da luta contra esportes favoritos do país
Evitar a concorrência das ligas dos esportes mais populares dos Estados Unidos também foi uma estratégia para ganhar maior visibilidade.
A MLS foge do embate com MLB (beisebol), NBA (basquete) e NFL (futebol americano). Afinal, se fosse para o confronto, quase certamente perderia. Assim, adapta seu calendário para não ter jogos em momentos decisivos das outras ligas.
Os norte-americanos continuam longe de ter o Soccer como um dos esportes favoritos.
Medidas de Trump trazem dúvidas em relação ao público
As arquibancadas dos jogos da MLS são, geralmente, tomadas por latinos. Isso lança um temor em relação à arrecadação para a temporada 2025.
A perseguição lançada pelo governo Donald Trump aos imigrantes pode fazer com que os latinos se afastem dos estádios.
Também há preocupação em relação aos três times canadenses que participam do torneio. Como o presidente ameaçou anexar o Canadá, pode haver problema para entrarem no país ou recebam os jogos em seu território.
Formato tem fase de classificação e mata-mata
Se no calendário a MLS evita o choque com as ligas dos esportes mais populares entre os norte-americanos, sua fórmula de disputa segue o padrão local.
Muitos jogos na temporada regular, que termina com mais times classificados que eliminados, e foco nos playoffs. A emoção é prioridade na comparação com a esportividade.
Realizar um torneio em pontos corridos é algo que não passa pela cabeça dos cartolas norte-americanos.
Liga é dividida em duas conferências
A MLS repartiu suas equipes em dois grandes blocos.
Na Confederação Oeste estão FC Dallas, Houston Dynamo, Los Angeles Galaxy, o atual campeão, Real Salt Lake, San Jose Earthquakes, Colorado Rapids, Sporting Kansas City, Seattle Sounders, Portland Timbers, Vancouver Whitecaps (do Canadá), Minnesota, Los Angeles FC, Austin, Saint Louis e San Diego.
Na Confederação Leste ficaram New England Revolution, DC United, Toronto (mais um canadense), New York Red Bulls, Columbus Crew, Chicago Fire, Montreal (o terceiro time do Canadá, mas da parte francesa do país), Philadelphia Union, Orlando City, New York City, Cincinnati, Atlanta United, Nashville, Inter Miami e Charlotte.
Temporada regular tem 34 rodadas
Na chamada temporada regular, ou fase de classificação para o resto do mundo, a MLS tem 34 rodadas. Os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro de suas conferências.
Parece pontos corridos?
Não é. Os clubes têm seis partidas contra rivais da outra conferência. Como são definidos esses confrontos? Conforme o interesse do público. Ou seja, são imaginados duelos com maior capacidade de arrecadação.
A Champions League, maior torneio de clubes da Europa, passou a fazer o mesmo em sua temporada regular a partir da edição 2024/2025.

Mais da metade dos times avançam para os playoffs
Dos 30 participantes, 18 seguem para os playoffs. São classificados os nove primeiros de cada chave.
Os sete melhores avançam para as oitavas de final. Oitavo e nono de cada lado passam, antes, pelo estágio de 16 avos de final.
Assim, com jogos de mata-mata, é definido o vencedor.
Os sete melhores avançam para as oitavas de final. Oitavo e nono de cada lado passam, antes, pelo estágio de 16 avos de final.
Assim, com jogos de mata-mata, é definido o vencedor.
Onde assistir aos jogos da MLS
A gigante Apple pagou US$ 2,5 bilhões (R$ 14,4 bilhões) pelos direitos de transmissão da MLS por dez anos. Para o Brasil, as partidas são mostradas em seu serviço de streaming.
Comentários
Postar um comentário