Pular para o conteúdo principal

Como funciona e onde assistir a MLS

   
Los Angeles Galaxy, vencedor da MLS em 2024.                              Foto: Site do LA Galaxy/Reprodução

Artigo de Paulo Matuck
sitefutebolemuitomais@gmail.com


Na MLS (Major League Soccer) sempre cabe mais. 

Sua temporada de estreia, em 1996, foi disputada por dez clubes.

A versão 2025 terá 30 times. O San Diego se juntou ao grupo.

O critério para o crescimento?

Estudos de mercado. Onde é possível ganhar dinheiro, uma franquia é aberta.






Liga foge da luta contra esportes favoritos do país 


Evitar a concorrência das ligas dos esportes mais populares dos Estados Unidos também foi uma estratégia para ganhar maior visibilidade.

A MLS foge do embate com MLB (beisebol), NBA (basquete) e NFL (futebol americano). Afinal, se fosse para o confronto, quase certamente perderia. Assim, adapta seu calendário para não ter jogos em momentos decisivos das outras ligas.

Os norte-americanos continuam longe de ter o Soccer como um dos esportes favoritos.

Medidas de Trump trazem dúvidas em relação ao público


As arquibancadas dos jogos da MLS são, geralmente, tomadas por latinos. Isso lança um temor em relação à arrecadação para a temporada 2025.

A perseguição lançada pelo governo Donald Trump aos imigrantes pode fazer com que os latinos se afastem dos estádios.

Também há preocupação em relação aos três times canadenses que participam do torneio. Como o presidente ameaçou anexar o Canadá, pode haver problema para entrarem no país ou recebam os jogos em seu território.


Formato tem fase de classificação e mata-mata


Se no calendário a MLS evita o choque com as ligas dos esportes mais populares entre os norte-americanos, sua fórmula de disputa segue o padrão local.

Muitos jogos na temporada regular, que termina com mais times classificados que eliminados, e foco nos playoffs. A emoção é prioridade na comparação com a esportividade.

Realizar um torneio em pontos corridos é algo que não passa pela cabeça dos cartolas norte-americanos.


 

Liga é dividida em duas conferências


A MLS repartiu suas equipes em dois grandes blocos.

Na Confederação Oeste estão FC Dallas, Houston Dynamo, Los Angeles Galaxy, o atual campeão, Real Salt Lake, San Jose Earthquakes, Colorado Rapids, Sporting Kansas City, Seattle Sounders, Portland Timbers, Vancouver Whitecaps (do Canadá), Minnesota, Los Angeles FC, Austin, Saint Louis e San Diego.


Na Confederação Leste ficaram New England Revolution, DC United, Toronto (mais um canadense), New York Red Bulls, Columbus Crew, Chicago Fire, Montreal (o terceiro time do Canadá, mas da parte francesa do país), Philadelphia Union, Orlando City, New York City, Cincinnati, Atlanta United, Nashville, Inter Miami e Charlotte.


Temporada regular tem 34 rodadas


Na chamada temporada regular, ou fase de classificação para o resto do mundo, a MLS tem 34 rodadas. Os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro de suas conferências.

Parece pontos corridos?

Não é. Os clubes têm seis partidas contra rivais da outra conferência. Como são definidos esses confrontos? Conforme o interesse do público. Ou seja, são imaginados duelos com maior capacidade de arrecadação.

A Champions League, maior torneio de clubes da Europa, passou a fazer o mesmo em sua temporada regular a partir da edição 2024/2025.





Mais da metade dos times avançam para os playoffs

Dos 30 participantes, 18 seguem para os playoffs. São classificados os nove primeiros de cada chave.

Os sete melhores avançam para as oitavas de final. Oitavo e nono de cada lado passam, antes, pelo estágio de 16 avos de final.

Assim, com jogos de mata-mata, é definido o vencedor.


Onde assistir aos jogos da MLS

 
A gigante Apple pagou US$ 2,5 bilhões (R$ 14,4 bilhões) pelos direitos de transmissão da MLS por dez anos. Para o Brasil, as partidas são mostradas em seu serviço de streaming.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santos x São Paulo - Campeonato Paulista - 1/2/2025 - Onde assistir, análise completa e palpite selecionado

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com No dia seguinte à chegada de Neymar, o Peixe tem um duro teste pela frente. Buscando recuperação no Paulistão 2025, irá encarar o São Paulo O clássico envolvendo Santos e São Paulo deste sábado, 1º de fevereiro , será como nenhum outro. Afinal, a maior atração da partida estará nas arquibancadas. A expectativa é de que Neymar, em seu retorno ao Peixe , vá assistir o duelo pela sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista versão 2025. A batalha terá como cenário o estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro , em Santos. Com início marcado para 20h30 (horário de Brasília) , apenas torcedores do Peixe estão autorizados a entrar no estádio.   Santos O anúncio da contratação e a chegada de Neymar foram mais que suficientes para desviar as atenções dos torcedores santistas do fraco início do Paulistão 2025. Em sua partida de estreia, o Santos até passou pelo Mirassol. Marcou 2 a 1. Poré...

São José x Internacional - Campeonato Gaúcho - 28/1/2025 - Onde assistir e palpite express

          Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Partida pela terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho versão 2025 será disputada em campo neutro O Internacional se livrou se encarar o gramado sintético de qualidade duvidosa do estádio Fracisco Novelleto Netto. O local foi vetado pela Federação Gaúcha de Futebol após o conflito entre torcidas do São José e do Pelotas. Isso levou o São José a escolher o estádio do Vale, em Novo Hamburgo (distante aproximadamente 44 quilômetros de Porto Alegre, sede das duas equipes), para receber o encontro desta terça-feira, 28 de janeiro, pela terceira rodada da edição 2025 do Gauchão. Onde assistir a São José x Internacional O confronto envolvendo São José e Internacional pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho 2025 será exibido por Sportv (canal por assinatura) e Premiere (sistema pague para ver).                           ...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...