Pular para o conteúdo principal

Oscar 2025: como funciona o processo de escolha e principais Indicados


 
Foto: Site do Oscar/Reprodução

Artigo de Paulo Matuck


Chegou a hora.

Neste domingo, 2 de março, será realizada a cerimônia de entrega do Oscar 2025.

Pela primeira vez na história um filme brasileiro é considerado favorito a ganhar a estatueta.

Ainda Estou Aqui concorre tanto como Melhor Filme quanto na categoria Melhor Filme Estrangeiro, na qual sua vitória é esperada.

De quebra, Fernanda Torres ainda pode faturar a estatueta de melhor atriz. Também está entre as favoritas.





Se quando o assunto é futebol parece ser certo que cada brasileiro é um especialista, o mesmo não acontece quando se fala de cinema. Então, vamos, ponto por ponto, fazer um raio X do Oscar 2025.

Quando acontece e onde assistir à cerimônia do Oscar 2025

Ainda que uma série de premiações visem as artes cinematográficas ao redor do planeta, o Oscar é a mais importante delas.

O Oscar 2025 acontecerá em Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos). Com início marcado para 21h (horário de Brasília), a cerimônia será mostrada pela TV Globo (canal aberto), que, para isso, irá interromper a transmissão do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Uma decisão que mostra a importância que o Oscar 2025 ganhou com as três indicações de Ainda Estou Aqui. O evento também será mostrado por TNT (canal por assinatura) e Max (streaming).

Foto: Ainda Estou Aqui/Reprodução

Como funciona o processo de escolha do Oscar

O processo de escolha dos vencedores do Oscar envolve várias etapas.

Primeiramente, todos os membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) votam para selecionar os indicados em cada categoria. 
 
Depois, ocorre uma votação final, onde os membros classificam os indicados por ordem de preferência. 

O filme ou pessoa que receber a maioria dos votos (50% ou mais) em uma categoria é declarado vencedor.

Caso nenhum candidato alcance essa maioria, o menos votado é eliminado e os votos são redistribuídos até que um vencedor seja determinado.

Quantas categorias são premiadas no Oscar 2025


O Oscar 2025 distribuirá suas estatuetas para 24 categorias. São elas estão: 
  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor
  • Melhor Ator
  • Melhor Atriz
  • Melhor Ator Coadjuvante
  • Melhor Atriz Coadjuvante
  • Melhor Roteiro Original
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Filme Internacional
  • Melhor Animação
  • Melhor Documentário
  • Melhor Curta-Metragem em Live-Action
  • Melhor Curta-Metragem de Animação
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Canção Original
  • Melhor Maquiagem e Cabelo
  • Melhor Figurino
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Edição
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Som
  • Melhores Efeitos Visuais
  • Melhor Roteiro de Animação
  • Melhor Curta-Metragem Documentário
Essas categorias abrangem uma ampla variedade de aspectos da produção cinematográfica, reconhecendo tanto os talentos individuais quanto os esforços colaborativos envolvidos na criação de filmes.

Foto: Site do Oscar/Reprodução

Principais indicados e favoritos ao Oscar 2025

Para o Oscar 2025, alguns dos principais indicados e favoritos nas cinco categorias principais são:

Melhor Filme: Anora surge como favorito, mas Conclave também tem boas chances. Ainda Estou Aqui é considerado zebra nessa categoria.

Melhor Diretor: Brady Corbet, por O Brutalista, é um dos principais candidatos, mas Sean Baker, por Anora também está bem cotado.

Melhor Ator: Mark Eidelshtein, por seu papel em O Brutalista, é considerado o favorito.

Melhor Atriz: Mikey Madison, por Anora, Fernanda Torres, por Ainda Estou Aqui, e Demi Moore, por A Substância, travam uma disputa acirrada.

Melhor Filme Internacional: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, é apontado como grande favorito a levar a estatueta.

Fontes: G1, SBT News e CNN Brasil. Texto produzido com o auxílio de inteligência artificial.

Siga o blog nas redes sociais








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ancelotti já descobriu: América do Sul tem o pior futebol do mundo

        Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, não conseguiu aguentar até o final de um jogo do Brasileirão. Foi apresentado à baixíssima qualidade do futebol nacional, após ter feito uma convocação recheada de jogadores locais  Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com 03/06/2025 Prestes a fazer sua estreia no comando da seleção brasileira, o técnico italiano Carlo Ancelotti resolveu dar uma blitz nos principais clubes do país. No domingo, 1º de junho, foi a vez do Corinthians. Na Neo Química Arena, assistiu ao jogo contra o Vitória, pela décima primeira rodada do Brasileirão 2025. Não aguentou até o final. Aos 34 minutos do segundo tempo, deixou as tribunas. O insuportável 0 a 0 o afugentou do estádio. No comando do Corinthians estava justamente Dorival Júnior, que ao ser demitido do comando da seleção canarinho, abriu o caminho para a chegada de Ancelotti. América do Sul tem o pior futebol do planeta O desenvolvimento do jogo...

Onde acompanhar o próximo eclipse lunar

        Eclipse lunar total registrado em 2022 pelo observatório de Madri. Horários locais.   Foto: Reprodução/Observatório de Madri Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Um eclipse lunar não é um fenômeno dos mais raros. Não é preciso esperar tanto como uma aparição do cometa Haley, que dá o ar da graç  a cada 75 ou 76 anos. Tampouco é um arroz de festa. Acontece com parcimônia. O último eclipse solar foi registado em maio de 2022. Então, para não perder   próximo, reserve a data na agenda. Quando acontecerá o próximo eclipse lunar? Tá faltando pouco. O próximo eclipse lunar visível no Brasil vai ocorrer n a  madrugada de 15 de março. Para ser mais preciso, o eclipse lutar vai começar às 2h09min (horário de Brasília), atingir seu ápice 3h25min e seguir até 4h30min. Nesse período, a lua será inteiramente coberta pela sobra da terra, adquirindo uma tonalidade avermelhada. Por isso, recebe o apelido de "Lua de Sangue"...

Mei: como virar um e abrir mais oportunidades de trabalho

         Imagem: Pixabay Artigo de Paulo Matuck sitefutebolemuitomais@gmail.com Procura ou já procurou por emprego? Lógico. Quem nunca... Todos passamos por essa experiência alguma ou muitas vezes ao longo  da carreira? Essa busca, entretanto, ganhou uma nova característica. Alegando altos custos , muitos empregadores têm deixado de lado as contratações via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) . Passaram a exigir que seus empregados se tornem prestadores de serviço. Para isso, mesmo que atuem como se fossem empregados, com horário de entrada e saída, além de outras exigências reservadas aos funcionários, só recebem seus salários quando emitem nota fiscal. Para os empregadores, significa evitar o pagamento de impostos e, talvez o mais importante, ter a possibilidade de romper o contrato a qualquer momento sem a necessidade de pagar indenização. Já para o empregado/prestador de serviço, não é o melhor dos mundos. Contudo, optar por esse caminho pode ...