![]() |
O Flamengo foi o campeão de público no Brasileirão 2024. Foto: Site do Flamengo/Reprodução |
Artigo de Paulo Matuck
Flamengo e Corinthians foram campeões de audiência
![]() |
Campeão Brasileiro em 2024, o Botafogo teve apenas a décima segunda melhor média de público. Foto: Site do Botafogo/Reprodução |
Botafogo foi grande decepção
Se não houve nenhuma novidade em relação à capacidade de Flamengo e Corinthians de mobilizar multidões, o Botafogo, campeão nacional, foi a grande decepção em uma temporada na qual faturou também a Copa Libertadores da América, algo inédito em sua história.
O clube da Estrela Solitária aparece em uma modesta décima segunda posição no ranking de média de público do Brasileirão 2024.
O estádio Nilton Santos, o Engenhão, seu palco principal, que comporta quase 50 mil pessoas, recebeu cerca de 26 mil fãs por partida.
Subidas e descidas podem influir em novo recorde
A possibilidade do estabelecimento de um novo recorde de público no Brasileirão 2025 passa não somente pela melhora de desempenho nas arquibancadas dos clubes na comparação com 2024.
Isso, naturalmente, é fundamental. Mas as subidas e descidas também têm papel importante nessa marca.
Rebaixado para a Segunda Divisão, o Athletico Paranaense apresentou a nona maior média de público no ano passado. Melhor até que o Botafogo, campeão.
Criciúma (décimo sexto colocado na média de público), Atlético-GO (décimo oitavo) e Cuiabá (vigésimo), que também caíram para a Série B, contudo, abrem espaço para melhora diante dos times que subiram.
Entre eles está o Ceará, que costumeiramente enche as arquibancadas da Arena Castelão, em Fortaleza, que tem capacidade para pouco mais de 60 mil torcedores.
Outro com bom desempenho no quesito público a subir foi o Sport, que pode receber cerca de 26 mil pessoas por jogo na Ilha do Retiro.
Com estádios acanhados, Santos e Mirassol também sobem
Também subiram Santos, que embora tenha uma torcida relativamente grande, esbarra na baixa capacidade da Vila Belmiro (16 mil pessoas) e Mirassol, que conta com a empolgação do primeiro acesso, mas também tem estádio modesto, que pode receber, no máximo, 15 mil fãs.
Porém, os clubes que passaram da Série B para Série A apresentam Potencial de superar os times que desceram.
Ficou assim o ranking de público do Brasileirão 2024:
Comentários
Postar um comentário