![]() |
Em qualquer interpretação sobre quando começou o Brasileirão, o Atlético-MG foi o primeiro campeão. Foto: Site do Atlético-MG/Reprodução |
Para que simplificar se é possível complicar.
Este bem que poderia ser o lema da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Nunca houve dúvida em relação à criação do Campeonato Brasileiro. Ele foi instituído em 1971, tento o Atlético-MG como primeiro campeão.
Houve outros torneios antes, reunindo clubes de um punhado de estados. Nenhum deles, contudo, era, de fato, um torneio nacional.
No máximo, poderiam ser chamados de regionais, pois não havia um critério que permitisse a times de todas as unidades federativas serem classificados para a disputa.
No entanto, todos esses torneios foram considerados um pouco mais tarde como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.
Essa caneta transformou vencedores da Taça Brasil, Torneio Gomes Pedrosa e Taça de Prata campeões do Brasileirão, antes mesmo dele existir.
A medida nada teve de técnica. Serviu somente para agradar às forças políticas em torno da presidência da CBF.
Não ficou só nisso. Um pouco mais adiante, o Torneio dos Campeões, realizado em 1937, também foi reconhecido como similar ao Brasileirão. O Atlético-MG precisou disputar somente cinco jogos para levantar a taça.
Porém, dessa vez, ao menos se corrigiu uma injustiça. Com a canetada inicial, o Galo deixou de ser o primeiro campeão do Brasileirão. Com a segunda politicagem, voltou a ter esse status. Nada, contudo, que tenha grande relevância.
Veja a seguir, a lista dos campeões brasileiros de verdade, aqueles após a criação do torneio, em 1971:
Nessa lista, o Sport é considerado o vencedor em 1987, ano em que houve uma ruptura entre os principais clubes do Brasil e a CBF. Na versão dos clubes, a taça foi para o Flamengo. Porém, para a entidade e a Justiça, que julgou a disputa, o rubro-negro de Pernambuco foi o campeão nacional.
A seguir está a relação de campeões pré-Brasileirão, que, por decisão da CBF, também são considerados vencedores do Campeonato Brasileiro.
Somados todos os torneios, o ranking de campeões brasileiros ficou assim:
Comentários
Postar um comentário